Deputado estadual Fabrício Gandini garante ciclofaixa em região do Caparaó

Publicado em 19/03/2025 às 08:56

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-03-18 at 18.34.12

Foto: Wilbert Suave

O deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) garantiu a inclusão de uma ciclofaixa no projeto de asfaltamento da estrada (ES-493) que liga Divino de São Lourenço a Patrimônio da Penha, um dos principais destinos turísticos do Caparaó capixaba. A confirmação foi dada pelo diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), Eustáquio de Freitas.

O encontro, realizado no dia 11, no DER-ES, contou com a presença dos vereadores Vandim do Tonico (PSD) e Junim Valadão (PP), do presidente municipal do PSD, Édipo Paschoa, e da moradora Caterine de Oliveira, que solicitaram a inclusão da ciclofaixa no projeto de pavimentação.

“A pavimentação da ES-493 vai transformar a mobilidade da região. Além de impulsionar o turismo e melhorar o escoamento da produção agrícola, garantimos também a inclusão de um espaço adequado para ciclistas e pedestres, proporcionando mais segurança e qualidade de vida para a população”, destacou Gandini.

A obra prevê a pavimentação de 10,1 quilômetros da estrada, que atualmente é de terra, ligando o centro de Divino de São Lourenço ao Patrimônio da Penha, beneficiando também a localidade de Limo Verde. O novo traçado contará com três quilômetros de ciclovia na saída de Divino de São Lourenço, quatro quilômetros de ciclofaixa (compartilhada com o acostamento) ao longo do percurso e mais três quilômetros de ciclovia na chegada ao Patrimônio da Penha.

A estrada pavimentada também permitirá o tráfego de caminhões pesados, facilitando o escoamento da produção local de café, leite, gado de corte, abacate, milho, morango e madeira. Segundo o DER-ES, a licitação já está na fase final e a empresa contratada terá um prazo de até 24 meses para concluir a obra, com previsão de entrega antecipada.

A inclusão da ciclofaixa no projeto foi uma demanda da comunidade, que vê na obra uma oportunidade de fortalecer o turismo e garantir mais segurança para moradores e visitantes. Atualmente, Patrimônio da Penha e Limo Verde concentram importantes atrativos turísticos do Caparaó capixaba. Além disso, a estrada pavimentada trará melhorias para o escoamento da produção rural.

Uma das primeiras reuniões no Palácio Anchieta para discutir a inclusão da ciclofaixa ocorreu no dia 5 de maio do ano passado.Foto: Divulgação

Gandini reforçou seu compromisso com a infraestrutura da região. “Nosso mandato está atento às necessidades da população. Essa obra representa um grande avanço para Divino de São Lourenço, trazendo mais segurança, mobilidade e desenvolvimento econômico para o município”, concluiu.

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado

Veja também

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

capa

Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano

capa 23

Domingos Martins recebe evento Movimento de Rua para celebrar arte urbana e periférica

WhatsApp-Image-2025-05-22-at-17.24.28

Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-04-10-as-16.54.22_2693d46b-768x433-2-768x433-2-768x433

Feriado começa com sol, mas frente fria muda o tempo no ES

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima