Mais de duas mil famílias podem solicitar Tarifa Social de Energia Elétrica em Marechal Floriano e Domingos Martins

Publicado em 18/02/2025 às 13:28

Compartilhe

1593

Texto: Bruno Caetano / Foto: Freepik

A Tarifa Social de Energia Elétrica oferece descontos de até 65% na conta de luz para famílias de baixa renda. No entanto, muitas dessas famílias ainda não estão cadastradas para usufruir do benefício. De acordo com dados da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, 644 famílias em Marechal Floriano e 1.682 em Domingos Martins têm direito ao benefício, mas ainda não realizaram o cadastro.

Para ser incluído na Tarifa Social, é necessário atender a alguns requisitos estabelecidos pelo Governo Federal, como ter o Número de Identificação Social (NIS) ativo e atualizado no Cadastro Único (CadÚnico), além de apresentar uma renda familiar per capita inferior ou igual a meio salário-mínimo. Ademais, para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência, também é necessário estar registrado no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A Tarifa Social oferece descontos escalonados conforme o consumo de energia. Por exemplo, para consumidores que utilizam até 30 kWh/mês, o desconto é de 65%. Aqueles com consumo entre 31 e 100 kWh/mês recebem 40% de desconto, e para quem consome de 101 a 220 kWh/mês, o desconto é de 10%.

Em 2024, segundo a EDP, a empresa realizou um trabalho de busca ativa que resultou na inclusão de mais de 93 mil novos beneficiários, aumentando o número de famílias cadastradas no estado, que hoje ultrapassam 290 mil. A distribuidora explica que tem adotado diversas estratégias para ampliar os cadastros, como o cadastramento automático de clientes que ingressam nos programas sociais e ações de incentivo nas comunidades.

Além disso, conforme a empresa, a distribuidora de energia realiza visitas educativas porta a porta e oferece atendimento móvel por meio da Van da Boa Energia. Ainda, em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Marechal Floriano e Domingos Martins, tem sido fundamental para garantir o acesso ao benefício.

Para realizar o cadastro ou atualizar as informações, os moradores podem acessar o portal da EDP (www.edp.com.br/tarifasocial), entrar em contato pelo WhatsApp (27) 99772-2549 ou ligar para o 0800 721 0707. Após a validação das informações, o desconto será aplicado na próxima fatura. Vale destacar que não é necessário que o titular da conta de energia seja o responsável pela inscrição no CadÚnico, bastando informar o vínculo com o imóvel.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral