Faixa de Gaza: saiba mais sobre o território palestino que Trump quer controlar e é palco da guerra entre Israel e Hamas

Publicado em 06/02/2025 às 14:09

Compartilhe

41507

Foto: Freepik

A Faixa de Gaza, palco da guerra que estourou entre Israel e Hamas em outubro de 2023, é alvo de conflitos há milênios.O território, lar de mais de 2,3 milhões de palestinos, já tinha inúmeros problemas antes mesmo dos 15 meses de confronto e, agora, é dominado praticamente por ruínas.

Na última terça-feira (4), a história de Gaza ganhou mais um capítulo controverso depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que os EUA iriam assumir o controle do território e que os palestinos deslocados pela guerra não deveriam voltar para suas casas.

Onde fica e como é a vida em Gaza?

Lar de 2,3 milhões de pessoas, a Faixa de Gaza tem 362 km², uma área equivalente a um quarto da cidade de São Paulo.

Com 41 km de comprimento e até 10 km de largura, o território, que é limitado pelo Mar Mediterrâneo e faz fronteira com Israel ao norte e pelo Egito ao sul, tem uma das densidades populacionais mais altas do mundo.

Em média, existem mais de 5.700 pessoas por quilômetro quadrado em toda a Faixa, mas esse número sobe para mais de 9 mil na Cidade de Gaza, sede do governo do Hamas.

Antes mesmo do atual conflito com Israel, segundo dados da ONU, 80% da população já necessitava de ajuda internacional e pouco mais de 75% dela – cerca de 1,7 milhão de pessoas – é formada por refugiados registrados.

Gaza também tem uma das populações mais jovens do mundo, com quase 60% dos moradores com menos de 25 anos, de acordo com o Gabinete Central de Estatísticas Palestino.

Pobreza e restrições

A guerra decretada por Israel contra o Hamas após a invasão do grupo ao território israelense, que levou a mais de 1,2 mil mortes e ao sequestro de vários reféns, piorou bastante a situação da população de Gaza, que já não era boa.

Em 2022, a ONU afirmou que mais de 80% dos habitantes da região viviam na pobreza e que os níveis de desemprego por lá estavam entre os mais elevados do mundo: 45% em média, mas chegando aos 73,9% entre jovens de 19 a 29 anos com diplomas de ensino médio ou universitário.

Muitos dos desafios enfrentados pelos palestinos de Gaza são explicados pelo controle intenso que Israel manteve na região mesmo após concordar deixá-la para fazer parte do Estado da Palestina, em 2005.

A situação ficou ainda pior depois que o Hamas assumiu o controle e, tanto o governo israelense quanto o Egito, impuseram bloqueios à circulação de mercadorias e pessoas dentro e fora de Gaza, alegando razões de segurança.

Mesmo antes do atual conflito, os cortes de energia eram uma ocorrência diária em Gaza. A maioria das famílias recebia eletricidade apenas 13 horas por dia, em média, de acordo com a ONU.

Veja também

cafe´ proibido

Três marcas de café torrado são proibidas para consumo

oropouche óbito

Estudo sobre primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo ganha destaque na revista The Lancet

saúde dia D gripe

Dia D de mobilização contra a gripe triplica procura por vacina

procon horario especial

Procon-ES funcionará em horário especial na segunda-feira (26)

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

capa

Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano