Domingos Martins dá continuidade ao programa ES Inteligente

Publicado em 04/02/2025 às 08:25

Compartilhe

Praca-Dr.-Arthur-Gerhardt-PMDM-2-scaled-1-1536x1152

Foto: Divulgação/ Bandes

Na última segunda-feira (27), a Prefeitura de Domingos Martins sediou uma reunião de alinhamento entre a equipe do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e os secretários municipais. O encontro teve como objetivo discutir com a nova gestão o andamento dos processos relacionados à estruturação da Parceria Público-Privada (PPP).

O programa ES Inteligente busca desenvolver soluções em eficiência energética, telecomunicações e conectividade nos municípios capixabas. Desde 2022, Domingos Martins integra a iniciativa e já conta com um projeto estruturado para transformar a cidade em um modelo inteligente. As melhorias incluem iluminação pública moderna, uma usina solar, infraestrutura de telecomunicações com fibra óptica, wi-fi gratuito para a população e um sistema de videomonitoramento.

A reunião contou com a presença de Vilker Zucolotto Pessin, consultor técnico do Bandes; Paulo Brusqui, economista do Governo do Estado; Eduardo José Ramos, prefeito de Domingos Martins; Angela Modolo, secretária de Governo; Pedro Penha, secretário de Administração; Walter Márcio, secretário de Obras e Serviços Urbanos; e Paulo Sérgio, chefe de gabinete.

O economista Paulo Brusqui destacou os impactos positivos do programa para o desenvolvimento local. Segundo ele, o ES Inteligente aprimora projetos regionais, tornando o município mais competitivo, atraindo investimentos e impulsionando a inovação. “O programa melhora o ambiente de negócios e promove a geração de empregos. Além disso, facilita a atração de empresas, que encontrarão um ecossistema mais preparado para se estabelecerem na cidade”, afirmou.

O que é uma PPP?

A Parceria Público-Privada (PPP) é um modelo de contrato no qual a administração pública concede a uma empresa privada, por meio de licitação, a responsabilidade pela gestão ou desenvolvimento de um serviço. Essa modalidade é comum em projetos de infraestrutura urbana e prevê que o parceiro privado compartilhe os riscos do contrato, sendo remunerado conforme seu desempenho na prestação do serviço. A empresa vencedora da licitação será escolhida pelo menor valor da proposta e operará no município por um período de 25 anos, conforme estipulado em contrato.

Atualmente, mais de 20 municípios integram a carteira de projetos do programa ES Inteligente, recebendo suporte técnico gratuito para implementar soluções como modernização da iluminação pública, expansão da infraestrutura de telecomunicações e integração tecnológica nos serviços públicos.

Fonte: Gerência de Comunicação Institucional do Bandes

Veja também

sem homicidios

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo