Domingos Martins dá continuidade ao programa ES Inteligente

Publicado em 04/02/2025 às 08:25

Compartilhe

Praca-Dr.-Arthur-Gerhardt-PMDM-2-scaled-1-1536x1152

Foto: Divulgação/ Bandes

Na última segunda-feira (27), a Prefeitura de Domingos Martins sediou uma reunião de alinhamento entre a equipe do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e os secretários municipais. O encontro teve como objetivo discutir com a nova gestão o andamento dos processos relacionados à estruturação da Parceria Público-Privada (PPP).

O programa ES Inteligente busca desenvolver soluções em eficiência energética, telecomunicações e conectividade nos municípios capixabas. Desde 2022, Domingos Martins integra a iniciativa e já conta com um projeto estruturado para transformar a cidade em um modelo inteligente. As melhorias incluem iluminação pública moderna, uma usina solar, infraestrutura de telecomunicações com fibra óptica, wi-fi gratuito para a população e um sistema de videomonitoramento.

A reunião contou com a presença de Vilker Zucolotto Pessin, consultor técnico do Bandes; Paulo Brusqui, economista do Governo do Estado; Eduardo José Ramos, prefeito de Domingos Martins; Angela Modolo, secretária de Governo; Pedro Penha, secretário de Administração; Walter Márcio, secretário de Obras e Serviços Urbanos; e Paulo Sérgio, chefe de gabinete.

O economista Paulo Brusqui destacou os impactos positivos do programa para o desenvolvimento local. Segundo ele, o ES Inteligente aprimora projetos regionais, tornando o município mais competitivo, atraindo investimentos e impulsionando a inovação. “O programa melhora o ambiente de negócios e promove a geração de empregos. Além disso, facilita a atração de empresas, que encontrarão um ecossistema mais preparado para se estabelecerem na cidade”, afirmou.

O que é uma PPP?

A Parceria Público-Privada (PPP) é um modelo de contrato no qual a administração pública concede a uma empresa privada, por meio de licitação, a responsabilidade pela gestão ou desenvolvimento de um serviço. Essa modalidade é comum em projetos de infraestrutura urbana e prevê que o parceiro privado compartilhe os riscos do contrato, sendo remunerado conforme seu desempenho na prestação do serviço. A empresa vencedora da licitação será escolhida pelo menor valor da proposta e operará no município por um período de 25 anos, conforme estipulado em contrato.

Atualmente, mais de 20 municípios integram a carteira de projetos do programa ES Inteligente, recebendo suporte técnico gratuito para implementar soluções como modernização da iluminação pública, expansão da infraestrutura de telecomunicações e integração tecnológica nos serviços públicos.

Fonte: Gerência de Comunicação Institucional do Bandes

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral