O Governo do Estado publica edital para fortalecer agroindústrias, empreendimentos rurais e do setor pesqueiro

Publicado em 30/01/2025 às 14:29

Compartilhe

2148325919

Foto: Freepik

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Sebrae/ES, o Incaper e o Idaf, lançou um novo edital para fortalecer a agroindústria familiar e o empreendedorismo rural no Espírito Santo.

Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a iniciativa qualificará 250 agroindústrias familiares e empreendimentos rurais. As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (03) e poderão ser realizadas no site da Seag.

Anúncio

O edital é voltado para agricultores familiares, pescadores artesanais, associações e cooperativas, oferecendo consultorias especializadas em áreas como regularização sanitária, rotulagem, design de embalagens, boas práticas de fabricação, comunicação visual e marketing digital. A ação integra o Programa Estadual de Agroindústria (Agrolegal), que busca impulsionar o setor e ampliar oportunidades de mercado.

Além disso, os participantes terão acesso ao programa Acelera Agroindústria, que promove competitividade por meio de rodadas de negócios, palestras e visitas técnicas.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou que o edital representa um investimento estratégico para aumentar a eficiência produtiva, melhorar a qualidade dos produtos e ampliar a participação das agroindústrias nas cadeias produtivas.

Anúncio

“O Governo do Estado, por meio do Agrolegal, oferece consultorias especializadas para fortalecer a agroindústria familiar e impulsionar o empreendedorismo rural, beneficiando agricultores, empreendimentos rurais, associações e cooperativas”, afirmou Bergoli.

A expectativa é que o investimento aumente a competitividade do setor e gere mais renda no campo. Segundo o IBGE (2017), o Espírito Santo conta com 4.148 agroindústrias familiares, responsáveis por um faturamento superior a R$ 75 milhões e cerca de 16 mil empregos diretos.

Os interessados devem atender aos critérios do regulamento, preencher a ficha de inscrição e apresentar a documentação necessária, como CPF, RG e comprovantes de aptidão para participação no programa. As vagas são limitadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

1

Alfredo Chaves recebe 16º Encontro de Trilheiros neste domingo com aventura e programação especial

1

Café conilon se consolida como símbolo do agro capixaba e marca trajetória da Cooabriel

WhatsApp-Image-2026-09-11-at-13.54.36_p11579_cover_image_resized

Sebrae/ES cria movimento para preparar empresas capixabas para a Reforma Tributária

WhatsApp Image 2026-09-15 at 16.08.28

Centro de Vitória recebe evento sobre inovação e futuro do turismo capixaba

Weliton_Aiolfi

Vargem Alta recebe festival que une cultura indígena, natureza e ancestralidade

Casa do Governador - ArtRio - Por Wesley Sabino (2)

Parque Cultural Casa do Governador leva arte acessível à ArtRio pelo segundo ano

vacina-idosos-foto-magnifica

Vacina Pneumo 20 começa a ser oferecida pelo SUS para pessoas com 85 anos ou mais

WhatsApp-Image-2026-09-14-at-15.05.04-1024x744

Nova diretoria da Faes toma posse para mandato 2026-2030