Mina de carvão inunda e deixa 9 pessoas presas a 45 metros de profundidade na Índia

Publicado em 07/01/2025 às 16:50

Compartilhe

3756

Foto: Freepik

Uma mina de carvão foi inundada, deixando nove mineiros presos durante o trabalho na segunda-feira (6), na Índia. Os trabalhadores estão a cerca de 45 metros de profundidade, e há suspeitas de que três deles tenham falecido, conforme informações divulgadas pelas equipes de resgate nesta terça-feira (7).

Localizada em uma região remota e montanhosa do estado de Assam, no nordeste do país, a mina permanece alagada, enquanto as equipes de resgate trabalham desde a tarde de segunda-feira, no horário local, na tentativa de alcançar os mineiros.

Possível causa da inundação

De acordo com a polícia local, a inundação foi provavelmente causada por um incidente dentro da própria mina. “Os mineiros provavelmente perfuraram algum canal hídrico, o que provocou a entrada de água e o consequente alagamento da área”, explicou Mayank Kumar, chefe de polícia do distrito de Dima Hasao. Embora os socorristas tenham avistado três corpos, ainda não conseguiram resgatá-los.

Um comunicado emitido pelo governo local reforçou essa hipótese, indicando que os trabalhadores ficaram presos devido à intensa inundação ocorrida no subsolo durante suas atividades. “O poço tem cerca de 45 metros de profundidade, dos quais quase 30 metros estão preenchidos com água. Três equipes tentaram descer desde a manhã e conseguiram avançar até 9 ou 10 metros”, informou Kaushik Rai, ministro local que acompanha os trabalhos, à agência Reuters.

Operação de resgate

Para apoiar os esforços de resgate, equipes do Exército indiano foram mobilizadas, utilizando mergulhadores, helicópteros e engenheiros. Um vídeo divulgado pela agência ANI, associada à Reuters, mostrou os mergulhadores sendo descidos em um recipiente preso a uma roldana para acessar um poço que leva à mina.

Histórico de acidentes

Incidentes envolvendo minas de carvão não são incomuns na região nordeste da Índia. Em 2019, pelo menos 15 mineiros perderam a vida em Meghalaya, estado vizinho, após uma mina ilegal ser inundada por água de um rio próximo.

Segundo Himanta Biswa Sarma, chefe de governo de Assam, a mina onde os trabalhadores estão presos aparentemente operava de forma ilegal.

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo