Convento promove exposição de presépios de dez diferentes países

Publicado em 15/12/2024 às 09:31

Compartilhe

Exposicao-de-Presepios-2024-2-1024x683

Foto: Cristian Oliveira

Os franciscanos do Convento da Penha, em Vila Velha, promovem a exposição “Presépios da Penha – Somos Peregrinos da Esperança”, reunindo presépios artísticos de diferentes países e confeccionados em variados materiais e cenários. Essa mostra tradicional do Santuário de Nossa Senhora da Penha retrata o Natal de Jesus com elementos característicos de lugares como Angola, Itália, Holanda e Brasil.

“Realizar uma exposição de presépios é muito significativo para nós, pois foi São Francisco de Assis quem criou o presépio em Greccio, na Itália, em 1223. Este ano celebramos 801 anos dessa representação do Natal do Senhor. A exposição reúne dez presépios de diferentes países, em um trabalho organizado pelo Frei Jorge Lázaro, com o apoio de voluntários como Marcos Antoniazi, Ailton Tadeu e Penha Zanão”, afirma o Guardião e Reitor do Convento, Frei Djalmo Fuck.

O Significado do Presépio na Espiritualidade Franciscana

A vida franciscana é marcada pela vivência do Evangelho, centrada no Cristo pobre, humilde e servidor. São Francisco idealizou o presépio como uma forma de representar o verdadeiro Natal e o amor de Deus por toda a humanidade. No presépio, há lugar para todos: Deus, os homens, as mulheres, a criação, a vida e a esperança. Ele simboliza a reconciliação da criação com o Pai.

O Papa Francisco, em sua Carta Apostólica Admirabile Signum, define o presépio como um “Evangelho vivo”, que nos inspira a contemplar o nascimento de Jesus e a reconhecer o amor de Deus por nós. Além disso, ensina que o presépio é um instrumento de transmissão da fé, educando as pessoas a enxergar Jesus como fonte de esperança, amor e fraternidade universal.

Segundo Frei Jorge Lázaro, responsável pela exposição, o objetivo é destacar que Jesus veio para todos os povos, línguas e nações. “Com essa exposição, queremos reforçar que Deus nos ama de tal forma que enviou Seu Filho para salvar a todos. O Menino Jesus é um sinal de fraternidade universal, e somos todos peregrinos da esperança!”, declara o frei.

Detalhes da Exposição

A mostra permanece aberta ao público até 6 de janeiro de 2025, data que celebra a Epifania do Senhor. A entrada é gratuita, e os visitantes podem fotografar os presépios, rezar diante da réplica da Imagem de Nossa Senhora da Penha e conhecer mais sobre a história do Convento e de seu fundador, Frei Pedro Palácios.

Serviço

  • Exposição: Presépios da Penha – Somos Peregrinos da Esperança
  • Quando: Diariamente até 6 de janeiro de 2025
  • Horário: 8h às 16h30
  • Local: Sala de Exposições do Convento da Penha
  • Entrada: Gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação do Convento da Penha

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral