O G20 Saúde tem início nesta terça-feira (29), com discussões sobre mudanças climáticas, produção regional de insumos e saúde digital

Publicado em 29/10/2024 às 13:23

Compartilhe

freepik (2)

Foto: Freepik

O G20 Saúde tem início nesta terça-feira (29), focando em debates sobre mudanças climáticas, produção regional de insumos e saúde digital. A programação começa com a mesa “Combatendo a Desinformação em Saúde”, que apresentará um levantamento inédito do projeto Saúde com Ciência, de um ano, voltado a combater informações incorretas na área da saúde.

Entre os dias 29 e 31 de outubro, o Brasil sedia a Reunião de Ministros da Saúde do G20 no Rio de Janeiro. Sob a liderança brasileira, o GT de Saúde busca construir sistemas de saúde mais resilientes, priorizando quatro frentes: prevenção e resposta a pandemias, com ênfase na produção regional de medicamentos e vacinas; saúde digital para expansão da telessaúde e integração de dados; equidade na saúde; e os impactos das mudanças climáticas sobre a saúde.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destaca que uma das principais propostas para o G20 é a criação de uma coalizão para a produção regional de insumos estratégicos, fundamental para garantir o acesso equitativo a vacinas e medicamentos e promover inovações acessíveis.

Na quarta-feira (30), a ministra falará com a imprensa sobre saúde, mudanças climáticas e expectativas para a COP30. A programação da reunião inclui discussões sobre resistência antimicrobiana, telessaúde e a integração de dados de sistemas nacionais. Ao final, espera-se uma declaração ministerial que reforce o compromisso de adaptar políticas de saúde às mudanças climáticas, priorizando a produção com menores emissões e a reestruturação dos sistemas de saúde em áreas vulneráveis.

Fonte: Ministério da Saúde

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana