Conexões internacionais e colaborações: o Horasis Global Meeting reúne mais de 1.300 líderes de 37 países

Publicado em 28/10/2024 às 14:10

Compartilhe

20241026_143038

Foto: Hélio Filho/Secom

Mais de 1.300 líderes globais de 37 países participaram do Horasis Global Meeting, um dos maiores fóruns mundiais dedicados a ESG, inovação, sustentabilidade e governança, realizado pela primeira vez na América Latina. O evento, que ocorreu de sexta-feira (25) a domingo (27), consolidou o Espírito Santo como a capital do ESG no Brasil e abriu caminhos para projetos futuros.

Frank-Jürgen Richter, fundador do Horasis, celebrou o potencial para novos negócios e parcerias, afirmando: “Este pode ser o melhor evento de todos – as pessoas estão conectadas, formando uma verdadeira comunidade que une o espírito brasileiro ao internacional. Espero estar aqui novamente no próximo ano”, acrescentando que novos encontros globais e regionais, incluindo com a China e a Índia, podem ser realizados no Espírito Santo.

Richter também mencionou que o tema “Construindo Pontes para o Futuro” é muito apropriado para o momento atual, marcado por desigualdades e divisões globais. “Estamos em um cenário global de transformação e atenção, com as eleições nos EUA e as tensões no Oriente Médio e na Ucrânia”, observou.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou que o Horasis Global Meeting proporcionou visibilidade ao Brasil e, em particular, ao Estado, transformando-o na “capital do ESG” com debates produtivos que prometem benefícios para o planeta. “Queremos levar o Estado ao mundo e atrair o mundo para fazer negócios conosco”, enfatizou.

Além dos debates estratégicos, o evento também gerou insights para projetos de longo prazo, como o “ES 500 Anos”. Nailson Dalla Bernardina, diretor-presidente do ES em Ação, ressaltou o compromisso do Horasis em fortalecer o Estado para o futuro. “Tivemos mais de mil participantes nas plenárias e sessões, a maioria delas abordando temas relacionados ao ESG e a essa nova economia, permitindo-nos captar a visão global sobre as perspectivas de colocar o Espírito Santo em destaque”.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Paulo Baraona, reforçou o papel de destaque do Estado na agenda ESG. “Acredito que teremos parcerias duradouras que nos permitirão transformar debates qualificados em soluções que beneficiem os negócios e a sociedade”.

Balanço

O Horasis Global Meeting reuniu as principais lideranças globais que, em mais de 60 sessões e 11 plenárias ao longo de três dias em Vitória (ES), discutiram temas como mudanças climáticas, energias renováveis, projetos sociais e sustentáveis, políticas públicas, economia, universalização do saneamento básico, inovação e governança.

Entre os participantes estavam Paul Clements-Hunt, que coordenou a equipe da ONU que criou o conceito ESG; Rosalía Arteaga, ex-presidente do Equador; Hichem Mechichi, ex-primeiro-ministro da Tunísia; Luis Castiglioni, ex-vice-presidente do Paraguai; Mamphela Ramphele, presidente honorária do Club de Rome; Benjamin Butler, da Embaixada do Futuro; Charles Tang, presidente da Câmara de Comércio Brasil-China; e Márcio França, ministro de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, entre outros.

Em sua plenária, Butler destacou a inspiração que obteve nos debates durante o Horasis. “Durante esses três dias, percebi caminhos, pontes para o futuro. Podemos mobilizar recursos, capital e pessoas para resolver conflitos e paradoxos, e isso só acontece se nos engajarmos como seres humanos. No evento, fizemos reflexões diárias”.

Com um foco em educação, Arteaga afirmou durante seu painel que a educação é fundamental para criar uma sociedade com valores éticos e uma visão ampla sobre o mundo. “O recurso mais importante que um país pode ter é o cérebro das crianças e adolescentes, e não estamos dando a devida atenção. Precisamos, mais do que nunca, discutir valores e ética, com a colaboração de toda a sociedade, além do governo, da mídia e da academia”.

Ramphele também enfatizou a importância do envolvimento de jovens líderes em projetos de preservação ambiental e causas sociais, sugerindo que esse trabalho deve ser realizado em colaboração com instituições públicas e governamentais.

Centro Global e Negócios

Além dos debates sobre ESG, o Horasis Global Meeting foi uma oportunidade para o surgimento de novos negócios, promovendo a conexão entre executivos, líderes, governo e empresas.

Hunt apontou que existem fundos globais em busca de oportunidades de investimento, especialmente em questões ambientais, sociais e de governança. “Com segurança jurídica e organização, o Espírito Santo poderia se tornar o local ideal para estabelecer um centro global de discussão e geração de negócios. O Estado é politicamente estável, possui uma visão ESG, um plano de 500 anos e uma comunidade empresarial muito empreendedora. Acredito que pode servir como modelo, não apenas para outros estados brasileiros, mas para outras províncias ao redor do mundo”.

O Horasis Global Meeting foi apresentado pela Apex, Sicoob e Cesan, com a realização do ES em Ação, Findes/Cindes e Horasis, e com patrocínio do Banestes, ArcelorMittal, Vale, Bandes, CNI, ES Gás, Fetransportes, Grupo Águia Branca, Marca Ambiental e Suzano, além do apoio de Allemand, Espírito Madeira, Portocel, GVBus e do Governo do Estado.

Fonte: governo ES

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral