Saúde passa disponibilizar resultados de arboviroses de forma on-line

Publicado em 26/10/2024 às 10:39

Compartilhe

arboviroses online

Para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, a Secretaria da Saúde (Sesa) começou a disponibilizar, a partir desta semana, os resultados de exames para arboviroses (dengue, Zika, chikungunya e Oropouche) de forma on-line, por meio do Portal SUS: https://portalsus.es.gov.br.

Essa iniciativa é uma parceria entre a Sesa, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) e a Gerência de Tecnologia de Informação (GTI), e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest).

Os resultados disponíveis são de exames (RT-PCR e sorologia) realizados em casos suspeitos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), coletados nos serviços de saúde e encaminhados ao Lacen/ES ou aos municípios que utilizam o sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Para acessar os laudos, o cidadão deve fazer um cadastro no “Acesso ao Cidadão” e, caso já tenha, apenas autenticar-se. Os laudos estão disponíveis em português e inglês, facilitando o acesso ao diagnóstico para estrangeiros, turistas e expatriados atendidos pelo SUS.

O diretor do Lacen, Rodrigo Rodrigues, ressaltou a importância da iniciativa. “É um trabalho conjunto do Lacen/ES com a GTI e o Prodest, que amplia o acesso da população aos serviços de saúde, uma prática iniciada durante a pandemia da Covid-19. Esse serviço também reduz o tempo de espera pelo resultado,” afirmou Rodrigues.

O diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, destacou o papel do instituto em promover serviços de TI ágeis e seguros para o governo estadual. “Essa iniciativa demonstra nosso compromisso em proporcionar um atendimento mais eficiente e transparente aos capixabas, permitindo que o cidadão acesse rapidamente informações sobre sua saúde,” destacou Cornélio.

Segundo Rodrigues, o Lacen/ES liberará os resultados em até 48 horas após a entrega das amostras, dependendo do tipo de teste. “No caso de resultados negativos para dengue, Zika e chikungunya, a amostra passa por uma etapa adicional de testagem para diagnósticos diferenciais, como o da Oropouche,” explicou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

Expo Gengibre - João Teles (3)

Santa Leopoldina recebe a 4ª Expo Gengibre com música, gastronomia e celebração da agricultura familiar

Barragem Liberdade, em Marilândia. Foto Fred Loureiro - Secom

Governo do ES lança crédito inédito para construção de pequenas barragens em áreas rurais

moto apreendida

Motocicleta com mais de R$ 205 mil em subsídios é localizada com monitoramento do Cerco Inteligente

WhatsApp Image 2025-05-20 at 16.24.50

Governo do ES investe R$ 34,4 milhões em alimentos da agricultura familiar para merenda escolar

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1

Trump anuncia possível início imediato de negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

Florestal

Desmatamento no Espírito Santo cai mais de 60% em 2024, aponta relatório

IAAP - comite gestor

Governo do ES reforça vigilância após registro de gripe aviária em granja no RS

View of palestinian flag behind barbed wire in the desert against cloudy sky.

Brasil repatria novo grupo de brasileiros e parentes palestinos da Faixa de Gaza