Governo do Estado realiza cerimônia de posse de novos servidores do Idaf e Incaper

Publicado em 07/10/2024 às 14:55

Compartilhe

Idaf e Incaper

Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado realizou, nesta segunda-feira (07), a cerimônia de posse de 95 novos servidores aprovados nos concursos públicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A ação visa o fortalecimento das ações de defesa sanitária, inspeção de produtos de origem animal e assistência técnica e extensão rural no Estado.

A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, com a presença do governador Renato Casagrande. Ao todo, 36 novos servidores foram empossados no Idaf. Já o Incaper recebeu 59 novos agentes de extensão e técnicos em desenvolvimento rural. A expectativa é de que, com o ingresso desses profissionais, os dois órgãos possam ampliar suas atividades e oferecer serviços com mais qualidade aos produtores rurais capixabas.

“Vocês estão entrando em um Governo bem gerido e bem organizado. Somos um exemplo para o País em gestão fiscal, além de destaque em diversas políticas públicas. Vocês têm uma grande responsabilidade, pois suas atividades fortalecem a agricultura, levam conceitos de preservação e sustentabilidade aos nossos agricultores e ajudam a aumentar a renda das famílias. Queremos seguir fortalecendo nossas instituições para que o setor se fortaleça ainda mais e que possamos seguir transformando a vida de quem mora e vive no campo”, afirmou o governador.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo realizou o Concurso Público nº 001/2023 para provimento de 82 vagas de seu quadro permanente de servidores. Inicialmente, ingressarão no Idaf 36 servidores. Já o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural realizou o Concurso Público nº 001/2022 para provimento de 157 vagas de seu quadro permanente de servidores, sendo 100 vagas imediatas e 57 de cadastro de reserva.

Inicialmente, ingressarão no Incaper 59 novos agentes de extensão e técnicos em desenvolvimento rural convocados, sendo 46 empossados nesta segunda-feira (7). Em breve, o Instituto também convocará os pesquisadores aprovados: são 26 vagas imediatas.

“O ingresso desses novos servidores representa uma ampliação e fortalecimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural, bem como do suporte à pesquisa, que são fundamentais para o apoio aos agricultores familiares, além de potencializar a pesquisa agropecuária, com reforço às equipes de fazendas experimentais e Centros de pesquisas, desenvolvimento e inovação do Incaper”, frisou o diretor-geral do Incaper, Antonio Elias Souza da Silva.

Novos servidores

Os novos servidores do Idaf são, a maioria, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas que atuarão em diversas áreas, como fiscalização agropecuária, defesa sanitária animal e vegetal e regularização fundiária. Já os servidores do Incaper são graduados em diversas áreas, como agronomia, zootecnia e ciências sociais, e atuarão em atividades de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

A chegada dos novos servidores representa um reforço significativo para as equipes do Idaf e do Incaper, que poderão ampliar suas ações em todo o Estado. No caso do Idaf, a recomposição do quadro permitirá uma atuação mais eficiente na defesa sanitária animal e vegetal, na fiscalização das atividades agropecuárias e na regularização fundiária. Já o Incaper poderá intensificar as ações de assistência técnica e extensão rural, oferecendo um atendimento mais qualificado aos produtores rurais.

A posse dos novos servidores do Idaf e Incaper é um marco importante para o agronegócio capixaba. Com equipes mais qualificadas e ampliadas, os dois órgãos poderão oferecer serviços de mais qualidade aos produtores rurais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor no Estado.

“A chegada desses novos profissionais marca um momento crucial para o fortalecimento dos quadros técnicos do Idaf e do Incaper. Com essa ampliação, garantimos reforçar as ações estratégicas para a execução do nosso planejamento estratégico setorial, o Pedeag 4. A assistência técnica e extensão rural, a pesquisa, a defesa sanitária, as questões agrárias, a cartografia e a fiscalização agropecuária serão intensificadas, resultando em um setor mais eficiente, competitivo e sustentável. Essa é uma demonstração clara do compromisso do Governo do Estado em investir no futuro da nossa agropecuária e seus negócios associados”, afirma o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.

Os novos servidores estão distribuídos em 26 municípios capixabas, garantindo uma maior capilaridade das ações dos dois órgãos em todo o Estado. Essa medida é fundamental para atender às demandas dos produtores rurais, especialmente aqueles localizados em áreas mais remotas.

O diretor-geral do Idaf, Leonardo Monteiro, ressaltou que esse momento representa o fortalecimento do órgão, que é tão importante para a sociedade capixaba. “Esse é o segundo concurso que o governador Renato Casagrande autorizou para o Idaf em apenas três anos. Totalizando 112 vagas, incluindo os trinta e seis que tomaram posse nesta segunda-feira (07).

Com isso, o Idaf reafirma novamente o compromisso de seguir os projetos prioritários e as diretrizes do Governo do Estado, ampliando os serviços do órgão prestados à população capixaba, em especial a mulher e o homem do campo, como a eficiência na execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e no Programa de Regularização Ambiental (PRA) e o gerenciamento dos programas de regularização fundiária”, disse Monteiro.

A realização dos concursos públicos e a consequente entrada de novos servidores representam uma importante renovação dos quadros do Idaf e do Incaper. Os últimos concursos para as áreas de formação dos novos servidores haviam sido realizados há mais de dez anos, o que demonstra a importância dessa medida para a modernização e o fortalecimento dos dois órgãos.

Fonte: Governo ES

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos