GASTRONOMIA

Gastronomia

Receita de Arroz a piemontese

Publicado em 16/08/2024 às 11:42

Compartilhe

GATRONOMIA

Esta preparação combina muito bem com pratos de carne, seja bovina ou suína. Como fomos, eu e minha esposa, convidados para saborear uma “fraldinha na cerveja” na casa de um casal de amigos e vizinhos aqui em Domingos Martins, não tivemos dúvida em confeccioná-la para acompanhar o prato principal!

Apesar do apelo do nome (Piemonte é uma região da Itália!), este prato foi inventado no Rio de Janeiro na década de 1950, pelo Chef do Restaurante La Mole, famoso na época! E fazia muito sucesso!

Comecei refogando, em azeite, uma colher de sopa rasa de tempero caseiro de alho e cebola. Quando começou a dourar adicionei 2 xícaras de arroz parboilizado (eu prefiro utilizá-lo sempre, pois, como já é “parcialmente cozido – partial boiled”, facilita tudo!), deixei refogar um pouco, sempre mexendo para fritar por igual e, na sequência, acrescentei 4 xícaras de água filtrada fria, sendo que na quarta xícara eu dissolvi uma colher de sopa cheia de sal.

Anúncio

Tampei a panela parcialmente e, em fogo não muito alto, deixei-o cozinhando até secar a água e os grãos estarem macios. Provei o sal e o corrigi, desligando o fogo.

Simultaneamente fatiei e refoguei, também em azeite e com uma colher de sopa de tempero caseiro de alho e cebola, 500 g de cogumelos Paris frescos, que eu já havia limpado e partido ao meio no sentido vertical. Quando já estavam delicadamente cozidos, adicionei-os ao arroz pronto, na própria panela. Misturei bem e, a seguir, pus o conteúdo de 2 caixinha de creme de leite UHT e 200 g de queijo parmesão ralado grosso na hora.

Homogeneizei bem e, sobre a superfície superior, coloquei alguns cubos de linguiça fininha calabresa defumada (invenção minha!), da qual eu havia retirado a pele e assado na airfryer até ficarem torradinhos, porém sem deixar queimá-los para não amargar…

Anúncio

Servi imediatamente, levando a panela mesmo para a mesa, e o contraste da crocância dos cubinhos de linguiça com a cremosidade do arroz ficou bastante interessante! Todos adoraram! Com a suculência da fraldinha, então, impossível ficar melhor!

Veja também

Projeto Pode Falar chega ao Meu SUS Digital e amplia acesso de jovens ao cuidado em saúde mental

Projeto Pode Falar chega ao Meu SUS Digital e amplia acesso de jovens ao cuidado em saúde mental

anvisa permite novos medicamentos

Anvisa registra cinco novos medicamentos à base de semaglutida

front-view-vegetable

Inverno exige mudanças no manejo para proteger hortaliças e pomares

Place flying in sunset sky

Espírito Santo terá primeiro voo direto para a Argentina em outubro

Hands of men desperate to catch the iron prison,prisoner concept,thailand people,Hope to be free.

Homem procurado por crime cometido há 19 anos é preso por suspeita de homicídio em Domingos Martins

henrique produtor de café

Com apoio do crédito rural, cafeicultor moderniza a propriedade e amplia a produção

igreja Nossa Senhora Auxiliadora

Festa dos Pais em Soído de Baixo terá missa, boi no rolete e ação solidária

WhatsApp Image 2026-07-31 at 16.17.500

Motociclista morre em acidente entre caminhões na BR 262 em Domingos Martins

Últimos artigos de Gastronomia

Almôndegas ao sugo

Fraldinha grelhada 

Ovos “endiabrados”

Cubos de abóbora assados com molho ”Shoyu”

Lasanha de berinjela