Chapeuzinho das Cadeiras de Rodas Vermelhas: estudante reescreve conto de forma inclusiva em Domingos Martins

Publicado em 07/07/2024 às 12:11

Compartilhe

chapeu-da-cadeira-de-rodas-vermelhas

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Você já imaginou se as histórias que você leu desde criança fossem mais inclusivas? E se os personagens refletissem a diversidade do mundo ao nosso redor? Essa é a proposta do projeto realizado durante a Semana da Inclusão na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ponto do Alto, em Domingos Martins. Alunos como Jordhyson da Silva Barbosa, 15 anos, que tem deficiência visual, estão reescrevendo contos clássicos de uma maneira única e inclusiva.

Inspirado pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de português, o aluno do 9º ano escolheu reescrever o conto da Chapeuzinho Vermelho, transformando-a em uma personagem com deficiência. Em sua versão, intitulada “Chapeuzinho das Cadeiras de Rodas Vermelhas”, ele oferece uma nova perspectiva à história clássica, destacando a inclusão e a diversidade de maneira criativa.

Para Jordhyson, ver a história apresentada no projeto foi uma experiência gratificante. “Gostei muito da história, ela é muito interessante e interativa. Aprendi a ter um pouco mais de respeito e empatia ao escrever sobre inclusão, e isso me motiva a continuar explorando esses temas em minhas criações”, comenta.

A professora Kismara P. Costa Grigio, coordenadora do projeto, destaca que o principal objetivo foi fortalecer a educação inclusiva na escola e promover o respeito à diversidade. Durante o projeto, os alunos participaram de reflexões sobre inclusão e da leitura do conto original, estimulando a criatividade dos estudantes.

Segundo a professora, a versão de Jordhyson da Chapeuzinho Vermelho não apenas se destacou pela criatividade, mas também pela forma como tratou naturalmente a aceitação das diferenças. “A história criada pelo aluno ajuda a abordar a aceitação das diferenças suavemente, ilustrando que mesmo nos contos de fadas, a diversidade é uma realidade natural”, destaca.

A Semana da Inclusão na EEEFM Ponto do Alto, em Domingos Martins, é um evento dedicado a promover a conscientização e a prática da inclusão no ambiente escolar. Durante essa semana especial, alunos e professores se engajaram em diversas atividades que visam não apenas celebrar a diversidade, mas também educar e sensibilizar toda a comunidade escolar sobre a importância de acolher e respeitar as diferenças.

Além da reescrita de contos, a escola planeja diversas outras iniciativas para promover a inclusão, como palestras, capacitação de professores e diálogos contínuos com as famílias. Essas atividades visam criar um ambiente escolar onde as diferenças são não apenas aceitas, mas também valorizadas e integradas ao cotidiano educacional.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral