Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

Publicado em 15/06/2024 às 12:47

Compartilhe

inovacoes-es

Até o próximo domingo (16), o Espírito Santo será o centro das atenções quando se fala em inovação e tendências. As melhores experiências, diversas startups e mais de 130 palestras com profissionais reconhecidos nos cenários nacional e internacional nas áreas de tecnologia, conhecimento e empreendedorismo estarão no Espírito Santo Innovation Experience (ESX) 2024, que acontece na Praça do Papa, em Vitória.

Nesta sexta-feira (14), primeiro dia de evento, o governador Renato Casagrande acompanhou uma parte da programação da ESX 2024 e viu de perto o local em que os órgãos públicos estaduais apresentam as principais ações inovadoras e acessíveis à população capixaba.

“O Espírito Santo tem se tornado um local de inovação. Temos algumas premissas em nosso governo e uma delas é a inovação. Em 2019, no começo do segundo mandato, estive em Portugal na maior feira de inovação do mundo. A partir daquele momento, estamos buscando inovação a cada dia, trazendo novidades e a ESX é uma forma de trazermos esse ambiente de inovação para nosso Estado. Estamos na vanguarda desse ambiente inovador, com apoio e investimento direto do Governo estadual. Vamos seguir transformando nosso Espírito Santo em um local de oportunidades”, afirmou Casagrande.

As Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Direitos Humanos (SEDH) demonstram no evento como a inovação social é essencial para o desenvolvimento. Sob o tema “O Futuro da Inovação é Social”, o estande dos Ambientes Sociais de Inovação (ASI) apresenta oportunidades de acesso a tecnologias sociais e inovação. O espaço destaca projetos como Cocreation Lab, Social Lab, HUB ES+, Eva Horizontes e OPInE Formações. Essas iniciativas exemplificam como o Governo do Espírito Santo está promovendo a transformação, por meio da inovação social.

Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Lamas, a presença da pasta no evento é uma oportunidade única para mostrarmos ao público os avanços e as inovações promovidas pelo Governo. “Nossos programas e projetos têm como objetivo principal melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover a inclusão e fomentar o desenvolvimento econômico e tecnológico do nosso Estado”, destacou.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que completa 20 anos de existência em 2024, está apresentando suas ações de fomento à inovação capixaba a partir do apoio oferecido às startups. “Além de trazermos os editais recorrentes de apoio à inovação, aproveitamos para anunciar a próxima edição do Programa Tecnova, que será lançada em julho. O Tecnova III é um edital muito aguardado pelo ecossistema de inovação capixaba e vai oferecer aceleração e internacionalização de novos produtos e serviços de startups do Espírito Santo que estão na fase de tração e escala”, adiantou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.

A estimativa é de que 30 mil pessoas visitem o ESX 2024 durante os três dias de evento. Um espaço moderno e interativo foi montado pelo Governo do Estado e os visitantes terão acesso a diversas informações sobre programas de qualificação, capacitações científicas, oferta sobre bolsas de estudos para graduação, projetos inovadores, além de serviços voltados para mulheres e as principais pesquisas em andamento na área da saúde.

Um time de técnicos da Secti, da Fapes, da SEDH, da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) estarão realizando atendimentos para esclarecer todas as dúvidas dos visitantes.  A feira de inovação é organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES) e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

capa

Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano

capa 23

Domingos Martins recebe evento Movimento de Rua para celebrar arte urbana e periférica

WhatsApp-Image-2025-05-22-at-17.24.28

Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-04-10-as-16.54.22_2693d46b-768x433-2-768x433-2-768x433

Feriado começa com sol, mas frente fria muda o tempo no ES

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima