Produtores de tangerina da região serrana participam de capacitação na próxima sexta-feira (14)

Publicado em 11/06/2024 às 08:52

Compartilhe

agro-11-06-ft-Incaper-pokan

Na próxima sexta-feira (14), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura de Conceição do Castelo realizarão no município o 12º Dia de Campo da Tangerina Ponkan. As atividades ocorrerão a partir das 8 horas, na comunidade rural de Taquaruçu.

Especialistas vão orientar técnicos e produtores da região serrana, a maior produtora de tangerinas do Estado, sobre a aplicação de práticas para o aprimoramento da cultura.

Os participantes vão aprender sobre os principais porta-enxertos recomendados para a ponkan. Essa técnica é fundamental na fruticultura, por conferir resistência a doenças, pragas e condições ambientais adversas, além de influenciar o vigor e a produtividade da planta enxertada.

Também serão abordados no evento o manejo de pragas e doenças que afetam a cultura da tangerina, análise de solo, adubação, calagem e nutrição complementar.

Tradicional em Conceição do Castelo, o Dia de Campo da Tangerina Ponkan tem contribuído para o fortalecimento da citricultura na região, ao proporcionar troca de experiências e a atualização técnica para agricultores, técnicos, extensionistas e pesquisadores.


Serviço:
12º Dia de Campo da Tangerina Ponkan
Quando: 14/06
Local: Propriedade de Francisco Mareto (Chiquinho Mareto) – Comunidade de Taquaruçu, Zona Rural, Conceição do Castelo.
Inscrição no local

Programação:
8h – Recepção e abertura
9h – Principais Porta-Enxertos Recomendados para Tangerina Ponkan
Sebastião Antonio Gomes – Engenheiro Agrônomo – Mestre em Fitotecnia – Pesquisador voluntário do Incaper
10h – Manejo de Pragas e Doenças na Tangerina Ponkan
Maurício José Fornazier – Engenheiro Agrônomo – Doutor em Entomologia – Pesquisador do Incaper
10h30 – Análise de Solo; Adubação e Calagem; Nutrição Complementar
Diego Albani Furlan – Engenheiro Agrônomo – MSc em Fitotecnia – Agrovia Comercial / Rovensa Next

Anúncio

Fonte e foto: Incaper

Veja também

1

Alfredo Chaves recebe 16º Encontro de Trilheiros neste domingo com aventura e programação especial

1

Café conilon se consolida como símbolo do agro capixaba e marca trajetória da Cooabriel

WhatsApp-Image-2026-09-11-at-13.54.36_p11579_cover_image_resized

Sebrae/ES cria movimento para preparar empresas capixabas para a Reforma Tributária

WhatsApp Image 2026-09-15 at 16.08.28

Centro de Vitória recebe evento sobre inovação e futuro do turismo capixaba

Weliton_Aiolfi

Vargem Alta recebe festival que une cultura indígena, natureza e ancestralidade

Casa do Governador - ArtRio - Por Wesley Sabino (2)

Parque Cultural Casa do Governador leva arte acessível à ArtRio pelo segundo ano

vacina-idosos-foto-magnifica

Vacina Pneumo 20 começa a ser oferecida pelo SUS para pessoas com 85 anos ou mais

WhatsApp-Image-2026-09-14-at-15.05.04-1024x744

Nova diretoria da Faes toma posse para mandato 2026-2030