Estado faz mobilização de vacinação para coqueluche incluindo trabalhadores de creches e berçários

Publicado em 07/06/2024 às 09:10

Compartilhe

saude-07-06-ft-sesa-vacinacao-coqueluxe

Os 78 municípios capixabas estão sendo mobilizados para intensificar as ações extramuros de vacinação contra coqueluche, diante do alerta do Ministério da Saúde sobre o aumento de casos de coqueluche em países da Ásia e Europa, feito neste mês. A ideia é realizar a imunização contra a doença em creches, escolas, locais de grande movimentação de pessoas, além de fazer busca ativa nas comunidades, para ampliação da cobertura vacinal.

Uma das novidades, de forma excepcional, é a vacinação de trabalhadores que atuam em berçários e creches com atendimento de crianças até 4 anos de idade. Além deles, devem ser vacinadas crianças (até seis meses), gestantes, mulheres com pós-parto, doulas e profissionais da área da saúde (sobretudo que atuam nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Parto e Pós-parto e Pediatria).

Lembrando que as crianças devem ter três doses da vacina no esquema primário e doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade para estarem totalmente protegidas contra a doença.

Anúncio

A orientação para esse público é procurar as unidades básicas de saúde nos municípios, com o cartão de vacinação, para receber as vacinas Pentavalente, a DTP e dTpa tipo adulto.

A Coordenação do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde faz a gestão do trabalho de vacinação e a vigilância da coqueluche no Espírito Santo.

“A meta é atingir 95% da cobertura vacinal das crianças e gestantes no Brasil. Em 2024, até o mês de abril, a cobertura vacinal da coqueluche no Espírito Santo está em 90,24% para crianças menores de um ano, 80,10% para crianças com um ano, 83,59% para crianças com quatro anos e 114,18% para gestantes”, afirmou a coordenadora do Programa, Danielle Grillo.

Anúncio

Dados

Em relação à situação epidemiológica da coqueluche no Estado, neste ano, foram quatro casos confirmados até 5 de junho de 2024, em Cariacica, Serra e Vila Velha.Confira os casos confirmados por ano:

2020: 6 casos confirmados em Guaçuí, Guarapari, Serra e Vila Velha.
2021: 0.
2022: 2 casos confirmados em Cariacica e Serra.
2023: 7 casos confirmados em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Serra e Vila Velha.
2024: 4 casos confirmados em Cariacica, Serra e Vila Velha (até 5/6/2024)

Os dados sobre vacinação podem ser conferidos em https://saude.es.gov.br/coberturas-vacinais-2 e no Site Vacina e Confia (https://vacinaeconfia.es.gov.br/cidadaos/).

Fonte e foto: SESA

Veja também

Dupla sertaneja cooabriel

Cooabriel Show recebe César Menotti & Fabiano em São Gabriel da Palha

vacinação infantil

Relatório da OMS e do Unicef mostra aumento da vacinação infantil no Brasil

oftalmologia

Ministro da Saúde visita Instituto CEMA, referência em oftalmologia e otorrinolaringologia em São Paulo

Fresh red meet and butchery worker working in background.

China mantém tarifas e setor da carne bovina busca alternativas para exportações

fruta gourmet

Fruta gourmet que pode valer até R$ 1,2 mil o quilo ganha primeira variedade brasileira

Fresh milk bottles in front of grazing cows on a farm with a natural background. Captures the essence of dairy farming and fresh produce.

Mercado futuro do leite avança e amplia proteção para produtores contra oscilações de preços

SUS começa a oferta nacional de insulina glargina

SUS começa a oferta nacional de insulina glargina para crianças, adolescentes e idosos em todo o país

oms ia na saude

Brasil participa de conferência da OMS sobre inteligência artificial aplicada à saúde