Banco de Leite do Himaba precisa de doações

Publicado em 20/05/2024 às 15:18

Compartilhe

saude-20-05-freepik-aleitamento

Foto: Freepik

Este domingo (19) marcou o Dia Internacional de Doação do Leite Humano e os estoques dos bancos de leite capixabas precisam de novas doadoras. O Banco de Leite do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) concentra os atendimentos de Vila Velha e diversas cidades do Estado, mas o estoque não recebe doação suficiente para todos os bebês que precisam.

De acordo com a enfermeira Assistencial do Banco de Leite do Himaba, Carolina Itabaiana Ferreira, o serviço precisa de novas doações. “Nossos estoques estão baixos, não conseguimos ofertar um grande volume para os bebês e, a partir de um determinado volume, já não conseguiremos manter o envio de leite humano”.

Anúncio

Diante disso, o Himaba reforça a importância das doações e da manutenção do estoque em nível adequado. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.

A doação é feita, especialmente, para a alimentação de prematuros, de baixo peso ou com intercorrências internados na UTI neonatal, aumentando as chances de recuperação, ganho de peso mais rápido, desenvolvimento com mais saúde e proteção contra infecções. Um litro de leite humano pasteurizado pode salvar até 10 bebês recém-nascidos por dia.

Além disso, o Himaba também é o único do Espírito Santo que realiza o acompanhamento inicial da terceira etapa do Método Canguru, a atenção humanizada aos recém-nascidos prematuros ou de baixo peso. “O método é fundamental para o fortalecimento e melhor desenvolvimento e recuperação dos prematuros, além da promoção do aleitamento materno que é importantíssimo para que esses bebês se desenvolvam de forma mais saudável e rápida”, explicou Carolina Ferreira. Os atendimentos são realizados no próprio Banco de Leite.

Anúncio

O Banco de Leite do Himaba funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O atendimento é realizado somente por agendamento, seja pelo telefone (27) 3636-3151, pelo WhatsApp: (27) 99782-4542 ou pelo e-mail [email protected]. Saiba abaixo quem pode e como doar.

Quem pode doar

O leite materno pode ser doado por mães saudáveis que amamentam seus filhos exclusivamente até os 6 meses ou que já estejam em introdução alimentar e têm excedente de leite.

Como doar

A mãe deve realizar a coleta e armazenamento em potes de vidro com tampas de plástico, com prévia higienização e cuidados. O Banco de Leite fornece os potes, os materiais descartáveis e as orientações, além de fazer a busca dos volumes coletados na casa da doadora semanalmente.

Funcionamento do Banco de Leite – Himaba

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Canais de atendimento: Telefone: (27) 3636-3151 / WhatsApp: (27) 99782-4542
E-mail: [email protected]
O atendimento é realizado somente por agendamento, via canais destacados acima. Além das doadoras, o Banco de Leite do Himaba também atende público externo para tirar dúvidas e orientações pré-natal e pós-parto.

Fonte: Governo ES

Veja também

agricultores levam alimentos

Cooperativa leva produção de agricultores de Domingos Martins para estudantes de todo o Espírito Santo

red kidney beans background

Redução da área plantada faz preço do feijão subir no Brasil

MS qualifica para previnir doença renal

Ministério da Saúde qualifica assistência para prevenir progressão da doença renal

WhatsApp Image 2026-09-19 at 15.37.08

Vila Pontões fortalece identidade turística com entrega do Circuito dos Cafés Especiais

close-up-man-handshake-sunny-day

Seguro rural: como funciona e por que contratar

Beautiful landscape of big tree in the forest with low angel view point

Créditos de carbono: como o produtor rural pode gerar receita

Sunset meadow, wildflowers bloom in the dusk generated by artificial intelligence

Do plantio ao beneficiamento: os principais cuidados na produção de algodão

_rbr3903_0

Inscrições para integrar delegação brasileira na COP31 terminam neste domingo