Dia Mundial do Livro: leitura transformou a vida de um jovem em Domingos Martins

Publicado em 23/04/2024 às 11:18

Compartilhe

geral-23-04-Foto-Osvaldo-Paula-Galote-Junior

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Osvaldo Paula Galote Junior

“O livro é o alimento da alma”. Era assim que Ziraldo, o renomado ícone dos quadrinhos brasileiros e autor do “Menino Maluquinho”, descrevia seu amor pelos livros. Hoje (23), Dia Mundial do Livro, é uma data para lembrar não apenas da importância das obras literárias, mas também do impacto que a conexão com os livros traz para uma geração.

Neste exato momento, inúmeras histórias estão sendo criadas na mente de milhões de crianças. Wemerson Rodrigues, de 13 anos, é uma delas. Morador de Ponto Alto, em Domingos Martins, ele conta que foi na leitura que encontrou, em cada página, um convite para explorar novos mundos.

E não é que uma simples desconexão com a internet abriria as portas para o universo da leitura? É exatamente isso que relata o estudante do 9º ano da Escola Estadual Ponto Alto. Ao perder seu telefone, ele viu uma oportunidade de explorar as páginas dos livros. Desde então, foram mais de 100 obras nacionais e estrangeiras lidas em um ano. E foi a biblioteca escolar que se tornou a principal fonte de inspiração, onde Wemerson se tornou um assíduo visitante.

“O romance e suspense têm um poder incrível, porque quando você começa a ler algum desses gêneros, eles te prendem na história e você quer saber o final. Os mistérios dos livros nos incentivam a ler até o fim”, afirma o jovem leitor.

EXEMPLO – Wemerson desempenha um papel importante no projeto “Pare Tudo e Leia”. Ele colabora com a equipe de profissionais da escola para garantir que a ideia atinja novos leitores. O estudante é responsável por coletar as fichas dos estudantes, auxiliando nos registros dos livros e coordenando para garantir o bom funcionamento do fluxo da oficina.

Há vários anos o projeto “Pare Tudo e Leia”, promove a importância da leitura em sala de aula. Pelo menos uma vez por semana, durante 20 minutos, todas as turmas interrompem suas atividades para se dedicar exclusivamente à leitura. “Esses momentos enfatizam a leitura como uma prática fundamental para o desenvolvimento educacional e pessoal dos alunos”, diz o diretor da escola, Marcelo Ribett.

“O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler” já dizia o cartunista, Ziraldo. Foi nesse incentivo à leitura vindo de seus professores que veio o aumento de desempenho de Wemerson em sala de aula. “Antes eu lia com dificuldade. Com esse incentivo, comecei a ler de forma mais fluente e clara, além de compreender até alguns significados de palavras que antes eu não sabia”, relata o estudante.

Histórias boas são aquelas compartilhadas, e Wemerson faz questão de dividir seus conhecimentos com os amigos. “Duas obras me conquistaram: ‘Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello’ e ‘A árvore: os três Caminhos’ – livros que sempre recomendo”, disse.

O poder da leitura ultrapassa o mero entretenimento e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento pessoal, intelectual e emocional de cada indivíduo. Por meio dela, é possível mergulhar em diversas realidades, diversas culturas e acontecimentos históricos. Jovens como Wemerson são a continuação do legado de Ziraldo, de como a prática da leitura pode ampliar os horizontes, aprofundar a compreensão do mundo e influenciar o cenário educacional brasileiro.

Veja também

desastre-natural

Senado aprova financiamento para prevenir desastres naturais no Estado

bombeiro-militar

Corpo de Bombeiros envia terceira equipe para Rio Grande do Sul

cultura-17-05-ft-di-casa-do-nono

Festa para celebrar uma década da Casa do Nonno em Marechal Floriano

mundo-17-05-ft-div-IFES

Ex-aluno e professores do Ifes recebem prêmio em congresso internacional de fabricação de ferro e aço

saude-17-05-ft-div-vacinacao

Estado inicia distribuição de doses da vacina Spikevax contra Covid-19

politica-17-05-ft-div-portal-ig-acidente-transito

Presidente sanciona com vetos o novo seguro DPVAT

brasil-17-05-ft-divulgacao-RS

Maré meteorológica preocupa o Rio Grande do Sul: ‘Não vimos o pior cenário’

esporte-17-05-PMDM-quadra

Construção de Complexo Esportivo de Santa Isabel entra na fase final