Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance

Publicado em 22/04/2024 às 11:26

Compartilhe

War is an armed confrontation between two or more organizations or nations, Generative AI.

Foto: Freepik

A Coreia do Norte disparou vários mísseis balísticos de curto alcance, informou nesta segunda-feira (22) o Exército da Coreia do Sul, no mais recente de uma série testes executados por Pyongyang desde o início do ano.

O Exército sul-coreano afirmou que detectou o lançamento de “vários mísseis balísticos de curto alcance” a partir da região de Pyongyang.

Os mísseis voaram quase 300 quilômetros antes de cair no mar ao leste da península coreana.

“Este lançamento de míssil é uma provocação flagrante que ameaça a paz e a estabilidade da península coreana”, afirmou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, antes de acrescentar que o Exército está “plenamente preparado”.

Tóquio também confirmou o lançamento. O porta-voz do governo japonês, Yoshimasa Hayashi, disse que um dos mísseis atingiu uma altitude máxima de 50 quilômetros e caiu fora da zona econômica exclusiva (ZEE) do país.

Em março, a Rússia, aliada de Pyongyang, utilizou seu poder de veto no Conselho de Segurança da ONU para acabar com o mecanismo de vigilância da ONU às sanções impostas ao governo de Kim Jong Un por seu programa nuclear e armamentista.

Apesar das sanções aplicadas pela ONU desde 2006, a Coreia do Norte prosseguiu com o programa de desenvolvimento armamentista e nuclear

Teste de “ogiva super grande”

O lançamento é o segundo em menos de uma semana executado por Pyongyang. Na sexta-feira, o país efetuou um teste com uma “ogiva super grande”, projetada para um míssil de cruzeiro estratégico, segundo a agência estatal de notícias KCNA.

O Exército sul-coreano confirmou que detectou o lançamento de mísseis de cruzeiro.

Ao contrário dos lançamentos de mísseis balísticos, os testes de mísseis de cruzeiro não são proibidos pelas atuais sanções da ONU contra a Coreia do Norte.

Os mísseis de cruzeiro geralmente são propulsionados por motores a jato e voam a uma altitude menor que os mísseis balísticos mais sofisticados, o que dificulta a detecção e interceptação.

Analistas acreditam que a Coreia do Norte pode ter começado a testar mísseis de cruzeiro antes de enviá-los à Rússia para a guerra com a Ucrânia.

Washington e Seul dizem que Pyongyang enviou quase de 7.000 contêineres de armas a Moscou para a guerra contra a Ucrânia.

Hong Min, analista do Instituto Coreano para a Unificação Nacional, afirmou que os lançamentos recentes de Pyongyang indicam que a Coreia do Norte tenta desenvolver suas capacidades técnicas.

“O lançamento de hoje também parece fazer parte do programa de desenvolvimento de armas que exige testes”, disse à AFP.

A Coreia do Norte reforçou recentemente os laços na área de defesa com a Rússia.

Nos últimos meses, Pyongyang intensificou a retórica agressiva contra a Coreia do Sul, país que declarou ser o seu “principal inimigo”, e ameaçou iniciar uma guerra em caso de mínima violação do seu território.

No ano passado, o país executou um número recorde de testes de mísseis. Em 2022, Pyongyang declarou sua condição de potência nuclear como algo “irreversível”.

Ao mesmo tempo, Seul endureceu sua postura em relação a Pyongyang desde que o presidente Yoon Suk Yeol chegou ao poder, em 2022. Ele ampliou as operações militares com os Estados Unidos e o Japão.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, que visitou Seul no mês passado, retornará à região esta semana para a sua segunda visita à China em menos de um ano.

Fonte: Portal IG

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana