Exposição com artistas neurodivergentes começa no dia 4 de abril no Ifes

Publicado em 01/04/2024 às 09:40

Compartilhe

geral-01-04-google-ifes-serra

Foto: Google

O Coletivo Atipicamente, que é composto em sua maioria por artistas com neurodivergências, abre exposição na próxima quinta-feira (4), às 19 horas, Ifes Campus Serra. A mostra denominada “Olhar Neurodiverso” reúne cerca de 18 trabalhos de 11 artistas, com diversas técnicas como pintura, desenho, poesia e audiovisual. A abertura no dia 4 contará com apresentação musical da artista Ilus, que costuma se denominar como artista e autista.

A exposição conta com o apoio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). As obras trazem o olhar dos artistas tanto para as questões internas, quanto para dificuldades impostas pela sociedade por conta do capacitismo, falta de empatia e de apoio para suas necessidades.

“A maioria dos artistas possui alguma neurodivergência como autismo e TDAH. Ter a oportunidade de levar essa exposição para o Ifes é muito gratificante porque a instituição busca garantir a acessibilidade em cursos e o suporte aos alunos com necessidades específicas por meio dos Napnes”, afirma Déborah Corrêa, produtora cultural e artista.

O coletivo ainda fará proposta de oficina e conversa com artistas. “Alguns artistas vão auxiliar alunos atendidos pelo Napne do Campus Serra para produzir obras que serão incluídas posteriormente nesta mostra. Também pretendemos ter um momento em que os artistas conversarão com os alunos para entender sobre o processo de criação e os desafios que as neurodivergências trazem à produção das obras”, contou.

A exposição fica aberta ao público até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, sem necessidade de agendamento.

Mais sobre a exposição:

Artistas

  • Max dos Santos
  • Angelica Reckel
  • Pierre da Silva Queiroz
  • Jubilee Cotner
  • Paula Amorim Rodrigues
  • Enyo Soares
  • Gabriel Mathias C Ribeiro
  • Maria Gabriele Cecile Santana
  • Déborah Corrêa
  • Henning Gabriel Villarroel Requena
  • Mey Haruno
  • Ilus
  • Yzá Aworan

Fonte: Ifes

Veja também

arte-e-cronica

Vão em pé, amontoadas e sorridentes

cannabis- freepik- maconha

Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país

pimenta do reino- freepik

Estudo revela impacto de nematoides na sustentabilidade da pimenta-do-reino

2290

Governo estabelece programação orçamentária e financeira para 2026

IMG_2928

Governo do Espírito Santo lança Fundo de Descarbonização, com quase R$ 1 bilhão destinados ao financiamento da transição energética

WhatsApp Image 2026-01-26 at 12.20.05

Incaper amplia atendimento no campo e beneficia mais de 44 mil pessoas em 2025

119601

Rede Abraço passa a oferecer atendimento especializado para dependência em apostas on-line e jogos digitais

cats

Em telefonema a Trump, Lula defende Conselho de Paz exclusivo para Gaza, e com Palestina