Marechal Floriano e Domingos Martins estão entre os primeiros municípios do Espírito Santo a receberem a vacina contra a dengue

Publicado em 26/01/2024 às 10:58

Compartilhe

vacina-26-01-freepik

O Ministério da Saúde publicou, nesta quinta-feira (25), a lista dos primeiros municípios brasileiros que serão contemplados a receber as primeiras doses da vacina contra a dengue no país. Dentre eles, Marechal Floriano e Domingos foram os municípios escolhidos dentre outros 18 situados no Espírito Santo.

A expectativa, segundo o Ministério da Saúde, é de que as doses cheguem ao Estado até o início de fevereiro, para ser iniciada a imunização da população-alvo, de crianças de 10 a 14 anos. A Secretaria da Saúde aguarda a confirmação, por parte do órgão federal, do número de doses a serem enviadas.

O Ministério da Saúde priorizou, para o ano de 2024, a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, considerando que essa faixa etária apresenta o maior número de hospitalizações por dengue no país, após os idosos – para os quais a vacina ainda não foi liberada pela Anvisa – e devido à disponibilidade limitada de doses.

As regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios específicos: são compostas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registraram alta transmissão de dengue em 2023 e 2024; e apresentam maior predominância do sorotipo DENV-2.

Os 20 municípios selecionados para receber as doses no Espírito Santo são: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Cláudio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo e Itarana.

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Ao todo, existem no Estado, segundo dados de estimativa do Censo IBGE 2022, 246.651 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Nos 20 municípios já definidos para receberem as primeiras doses, são 137.438 crianças e adolescentes nesta mesma faixa etária.

Texto: Bruno Caetano/ Foto: Freepik

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo