Marechal Floriano se destaca no cenário educacional e é premiado com recurso federal de mais de R$ 638 mil

Publicado em 22/01/2024 às 15:08

Compartilhe

educacao-12-01-1

Marechal Floriano está entre os 28 municípios do Espírito Santo que atingiram as metas educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em 2023. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou a relação dos municípios que receberão o Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), que é uma complementação para as cidades com recursos da União. Em 2024 o município irá receber R$ 638.516,30 mil reais.

O VAAR, uma iniciativa sob o guarda-chuva Fundeb, é concedido aos municípios que atingem critérios específicos de desempenho e gestão escolar estipulados pelo Ministério da Educação (MEC). Marechal Floriano foi avaliado ao final de 2023 e destacou-se entre os municípios.

No Espírito Santo, dos 78 municípios, 50 foram considerados inabilitados para receber o recurso da União. Esse complemento equivale a 1,5% do valor arrecadado para o Fundeb pelos estados, sendo de 20% do total de uma gama de impostos estaduais. O VAAR é recebido caso, nesses 20%, não se alcance o Custo Aluno Ano, calculado todo mês de dezembro por uma comissão.

Para receber o VAAR, os municípios têm que cumprir as seguintes condicionantes: redução das desigualdades educacionais, socioeconômicas e raciais; melhorias de aprendizagem; implementação de gestão democrática e homologação de referências curriculares alinhadas à Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

A secretária de educação de Marechal Floriano, Édia Klippel Littig, expressou satisfação pelo resultado do trabalho da prefeitura em 2023 e agradeceu à equipe da educação do município por atenderem a todas as condicionalidades estabelecidas, as cinco no total. “Nós devemos isso a todos os profissionais que fazem com que a educação da cidade seja realmente bem feita no papel. Não só pensando na obrigatoriedade, mas também fazendo uma educação de qualidade”, afirmou a secretária Édia Klippel.

Texto: Bruno Caetano/ Foto: PMMF

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos