Zelensky espera ajuda de Lula no processo de paz

Publicado em 28/07/2023 às 14:19

Compartilhe

855

Foto: Freepik

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky , acredita que o  presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). pode ajudar a pacificar a guerra unindo os presidentes da América Latina para um encontro. O ucraniano disse ainda que espera ser convidado pelo petista para se reunirem no Brasil.

“Primeiro, preciso de coisas bem concretas. Que ele una a América Latina e nos dê oportunidade de fazer uma reunião e conversar. Segundo, há crime de agressão contra nossa soberania e integridade territorial. Sei que Lula e os brasileiros apoiam a soberania da Ucrânia e precisamos desse apoio”, disse Zelensky em entrevista GloboNews.

Zelensky diz saber que Lula não dará armas para a Ucrânia, mas afirma que o Brasil pode ajudar na questão de desminagem.

Lula e o presidente ucraniano ainda não se reuniram pessoalmente. Zelensky parabenizou a vitória do petista nas eleições de 2022 e eles nos mesmos estiveram em eventos internacionais, mas não chegaram a conversar.

“Se não nos encontramos, significa que há algo errado entre os nossos povos. Não entendo a razão de não nos reunirmos”, disse o ucraniano.

Zelensky diz que já convidou Lula para ir até a Ucrânia, mas o petista recusou. “Não quero culpar as circunstâncias ou pessoas, vamos parar com isso”, afirmou o ucraniano. “Deixando de lado essas coisas, eu tenho interesse, sim, em me encontrar com o presidente.”

Quando foi convidado, Lula enviou o ex-chanceler Celso Amorim para se reunir com Zelensky . Amorim precisou ainda minimizar as declarações do petista sobre a guerra, em que ele dizia que a Ucrânia também tinha culpa e pediu para os Estados Unidos parar de incentivar a conflito enviando armamentos.

Zelensky revelou ainda que conta com a ajuda política por parte de Lula. “Há um crime de agressão contra nossa soberania e integridade territorial”, disse o líder ucraniano sobre a invasão russa. “Sei que Lula e a sociedade brasileira apoiam a soberania e a integridade territorial da Ucrânia. E precisamos desse apoio.”

Fonte: Portal IG

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana