Sustentabilidade e desenvolvimento econômico caminham juntos no Bandes

Publicado em 05/06/2023 às 12:37

Compartilhe

sustentabilidade

Foto: Freepik

Instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data tem o objetivo de reforçar todos os anos a importância de preservar os recursos naturais do planeta. O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), como instituição de fomento capixaba, ressalta o seu papel como promotor de um desenvolvimento equilibrado e sustentável no Espírito Santo.

Dia após dia, o banco capixaba vem aumentado a atuação com produtos e serviços que apoiam as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance – ou em português, Ambiental, Social e Governança) das empresas capixabas e fortalecem o compromisso com a sustentabilidade do meio ambiente capixaba.

Atualmente, diversos produtos e serviços do Bandes ou apoiados pela instituição são voltados para o aumento dessas práticas no Estado, como as linhas de crédito produtivo Bandes Retomada e Bandes Solar; o programa ES Inteligente, com objetivo de desenvolver os municípios capixabas e melhorar o bem-estar social da população; o programa Reflorestar e o Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), que tem a meta de preservar, renovar e prosperar a cobertura ambiental do Estado capixaba; e, também, a Jornada do Conhecimento e o apoio ao programa Mulheres Empreendedoras, que produzem conhecimento para empreendedores capixabas diversificarem e melhorarem as práticas organizacionais de suas empresas.

O Bandes oferece ainda outras linhas de crédito de investimento que apoiam a aquisição de maquinários sustentáveis com bons índices de eficiência energética, bom aproveitamento dos recursos hídricos ou que contribuam para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Recentemente, o Bandes lançou o edital de chamada pública do Programa Funses ESG de Desenvolvimento, que vai investir cerca de R$ 250 milhões com recursos provenientes do Fundo Soberano do Espírito Santo, aplicados por meio de subscrição de debêntures, destinados ao financiamento de projetos que intensifiquem o crescimento da economia estadual, o incentivo à inovação e à sustentabilidade nos setores da educação, energia, saúde e também no setor da indústria capixaba.

Dentro da fase classificatória do novo Programa, o critério ESG é o de maior peso, com 40%, no momento de aprovação dos projetos e com o intuito de selecionar os projetos que mais se destacam em termos de potencial de retorno e impacto socioambiental positivo. O edital de chamada pública ficará aberto até o dia 17 de julho para que as empresas possam se candidatar aos projetos.

“Atualmente, a adoção das práticas ESG tem se tornado cada vez mais fundamental para o crescimento das empresas, uma vez que consideram os impactos ambientais, sociais e de governança das operações empresariais. Essas práticas estão diretamente ligadas à sustentabilidade dos negócios e ao atendimento das expectativas dos stakeholders, como investidores, clientes, funcionários e a sociedade em geral. Por isso, estamos atentos aos cuidados que devemos ter com um desenvolvimento sustentável e responsável do Espírito Santo”, frisou o diretor de Administração e Finanças do Bandes, Sávio Bertochi Caçador.

Os benefícios da agenda ESG

As práticas ESG são uma abordagem para avaliar e monitorar o desempenho das empresas em três dimensões interligadas. Essas práticas são como um indicador de desempenho corporativo, levando em consideração não apenas a rentabilidade financeira, mas também o impacto social e ambiental da empresa e como ela é administrada.

As empresas que implementam práticas ESG contam com uma série de benefícios, como fortalecer sua reputação, atrair investimentos, mitigar riscos, melhorar a eficiência operacional, inovar em produtos e serviços sustentáveis, e estar em conformidade com regulamentações e normas. Essas práticas contribuem para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que as empresas atuam, promovendo uma gestão responsável dos recursos naturais, o bem-estar dos funcionários, a igualdade de gênero, a diversidade e inclusão, entre outros aspectos importantes.

Com o apoio da agenda ESG, as empresas avaliam e gerenciam riscos em áreas que, tradicionalmente, não eram consideradas prioritárias para o sucesso financeiro. Assim, os negócios melhoram sua reputação, reduzem riscos de imagem e operacionais, atraem investimentos responsáveis e contribuem para o desenvolvimento sustentável e responsável das regiões onde estão inseridas.

Programa Funses ESG de Desenvolvimento
www.bandes.com.br/esg

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/credito

Fonte: Governo ES

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral