Catar anuncia fim das restrições à importação de carne bovina brasileira

Publicado em 31/05/2023 às 12:36

Compartilhe

Carne-bovina

Foto: Freepik

O governo brasileiro recebeu o anúncio sobre o fim das restrições à carne bovina brasileira impostas pelo Catar, em razão do caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) atípica no estado do Pará. O anúncio, que se soma à recente reabertura dos mercados na Tunísia, na Palestina e na Rússia, representa a plena normalização do comércio do produto com o Catar.

Diferentemente da forma clássica da enfermidade – conhecida como “mal da vaca louca” -, a forma atípica é de ocorrência natural e espontânea no rebanho bovino, não representa risco à saúde pública, tampouco justifica restrições à importação, conforme diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Anúncio

Em função do caso, o Catar havia incluído o Brasil, em 05/03/2023, na lista de medidas de precaução, que submetia o produto a condições restritivas. Em 2022, as exportações de carne bovina para o Catar somaram cerca de US$ 36,9 milhões, o equivalente a 6 mil toneladas do produto. No primeiro trimestre de 2023, a corrente de comércio entre o Brasil e o Catar foi de US$ 231,6 milhões; nesse período, as exportações de proteína animal ao Catar corresponderam a aproximadamente 75% do total exportado pelo Brasil.

Fonte: Mapa

Veja também

Texto: Roberly Pereira / Fotos: Roberly Pereira

Homem condenado a 28 anos por estupro de vulnerável é preso em Marechal Floriano

capa

Marechal Floriano celebra 35 anos de emancipação e 164 anos de história neste sábado (31)

whatsapp-image-2026-10-29-at-16-53-12

PMES mobiliza mais de 5 mil militares para reforçar a segurança durante o feriado de Finados

Young woman at hospital pink ribbon breast cancer awareness month symbo

SUS registra crescimento na realização de mamografias e amplia tratamentos contra o câncer de mama

Close-up, an apple in a woman's hand, a selection of fruits in a supermarket.

Maçã acumula queda de quase 33% no preço em supermercados em 2026

WhatsApp Image 2026-10-30 at 23.21.3433

Biblioteca de Domingos Martins inaugura centro de ciência durante evento de astronomia

Sonho de Natal Pedra Azul - foto portal decorada

Sonho de Natal ilumina Pedra Azul neste sábado (31)

0d7a1102.jpg

Comitê dos EUA critica concessão de visto a Flávio Bolsonaro pelo governo Trump