Chuva de granizo destrói plantações de inhame e hortaliças em São Bento de Urânia

Publicado em 01/05/2023 às 19:05

Compartilhe

Granizo em São Bento de Urânia (3)

Texto: Julio Huber / Fotos e vídeo: Divulgação

Plantações de inhame e de hortaliças foram destruídas por granizo que caiu na tarde desta segunda-feira (1º), na localidade de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, nas montanhas do Espírito Santo. Produtores rurais enviaram fotos e vídeos para a redação do Montanhas Capixabas e relataram a destruição.

Paulo César Soncini Giera tem uma propriedade em São Bento de Urânia. Ele contou que sua plantação de inhame e de mexerica foram bastante afetadas. Paulo disse que a chuva intensa acompanhada de granizo se concentrou em São Francisco de Urânia e em São Bento de Urânia.

Anúncio

“O estrago foi grande. Onde o granizo pegou, destruiu muito. Na casa da minha sogra também teve uma enxurrada. A terra ficou branca de tanta pedra de granizo. A nossa plantação de inhame que foi afetada já está quase na hora da colheita e não vai afetar muito, mas hortaliças como o repolho não tem jeito de recuperar”, disse. Assista abaixo a um vídeo do momento da chuva de granizo.

O produtor rural Jandir Gratieri, de São Bento de Urânia, disse que a chuva começou após 14h e foi muito intensa em toda a região e que o estrago foi grande em alguns pontos. “Amanhã durante o dia teremos como avaliar com calma o prejuízo, mas muitas lavouras foram afetadas”, lamentou Gratieri.

O agricultor contou que o inhame está próximo à colheita, e apesar de as folhas terem sido destruídas pelo granizo, o prejuízo não será grande. “O estrago maior foi na olericultura, como repolho, pimentão, feijão, milho e outras variedades que não terão mais recuperação”, destacou.  

Anúncio

Na tarde de hoje, choveu em diversos municípios das montanhas. Em Santa Maria, distrito de Marechal Floriano, também foi registrada queda de granizo, mas com menos intensidade. Em poucas horas da tarde teve um acúmulo de quase 30 milímetros na comunidade florianense. No município de Santa Leopoldina também há relatos de queda de granizo.

Veja também

Texto: Roberly Pereira / Fotos: Roberly Pereira

Homem condenado a 28 anos por estupro de vulnerável é preso em Marechal Floriano

capa

Marechal Floriano celebra 35 anos de emancipação e 164 anos de história neste sábado (31)

whatsapp-image-2026-10-29-at-16-53-12

PMES mobiliza mais de 5 mil militares para reforçar a segurança durante o feriado de Finados

Young woman at hospital pink ribbon breast cancer awareness month symbo

SUS registra crescimento na realização de mamografias e amplia tratamentos contra o câncer de mama

Close-up, an apple in a woman's hand, a selection of fruits in a supermarket.

Maçã acumula queda de quase 33% no preço em supermercados em 2026

WhatsApp Image 2026-10-30 at 23.21.3433

Biblioteca de Domingos Martins inaugura centro de ciência durante evento de astronomia

Sonho de Natal Pedra Azul - foto portal decorada

Sonho de Natal ilumina Pedra Azul neste sábado (31)

0d7a1102.jpg

Comitê dos EUA critica concessão de visto a Flávio Bolsonaro pelo governo Trump