Terça-feira de carnaval com temporais de Norte a Sul do Brasil

Publicado em 21/02/2023 às 10:58

Compartilhe

Alertas-meteorologicos-para-21-02-2023-terca-feira

Nesta terça-feira, poucas áreas no Brasil ficam com sol ao longo do dia, como o centro-oeste e o sul do Rio Grande do Sul e entre o norte da Bahia e o interior do Ceará. Por outro lado, de Santa Catarina ao Amazonas, muitas nuvens carregadas se formam, por influência de duas áreas de baixa pressão, na costa do Sul do Brasil e outra no Amazonas, além do calor e da umidade típicos do verão. Na costa norte do país, entre a Região Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), espalha nuvens de chuva, no estado do Pará e do Maranhão.

Região Sul


Há risco para tempestades na metade leste de Santa Catarina, inclusive a defesa civil do estado emitiu um alerta para esta terça-feira, para o alto risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, em áreas do planalto sul e norte e faixa leste, bem como em Florianópolis. Boa parte do Paraná fica com risco para temporais, inclusive na Grande Curitiba. Por outro lado, a condição de estiagem no estado do Rio Grande do Sul, continua. Mesmo com as chuvas que ocorreram na semana passada, foram pontuais e logo após veio um período de sol, o que contribui para secar o solo novamente. Nos próximos dias não deve ser diferente, as pancadas de chuva devem cair sobre o estado de forma mal distribuída e com períodos de sol, portanto não é chuva para resolver estiagem.

Região Sudeste


Há risco para tempestades no oeste, norte e faixa leste do estado de São Paulo, inclusive na capital paulista e no litoral novamente. A chuva prevista já não é tão expressiva quanto a que ocorreu no final de semana, contudo as áreas que cederam ainda estão bastante vulneráveis e por isso ainda preocupam, além disso, os temporais podem atrapalhar o trabalho das equipes de buscas. Há risco para temporais ainda no sul mineiro e fluminense. Em Belo Horizonte e no Grande Rio, as pancadas podem cair com moderada a forte intensidade e vir com raios. Já no Espírito Santo, bem como em Vitória, a chuva prevista deve ser mais isolada e passageira.


Região Centro-Oeste

Nesta terça-feira, o calor e o fluxo de umidade vindo da Amazônia, formam nuvens carregadas sobre a Região Centro-Oeste, com risco para temporais em boa parte do Mato Grosso, bem como em Cuiabá, sul goiano e faixa leste e norte do Mato Grosso do Sul. A chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia em Cuiabá e Campo Grande. Já em Goiânia e em Brasília, as pancadas estão previstas para ocorrerem a partir da tarde.

Região Nordeste  


Além da infiltração marítima, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) contribuem para as chuvas na Região Nordestina, nesta terça-feira, com risco de chuva moderada a forte, podendo vir com raios, em boa parte do Maranhão, inclusive em São Luís, em Salvador, Aracajú e Maceió.  O tempor fica firme do norte da Bahia ao interior do Ceará.

Região Norte

A ZCIT fica próxima do Pará, além disso, uma baixa pressão no Amazonas, o calor e a umidade favorecem as nuvens de chuva sobre o Norte Brasileiro, nesta terça-feira. Há potencial para tempestades na metade leste do Amazonas, no Amapá, boa parte do Pará e em Rondônia, incluindo ManausMacapáBelém e em Porto Velho. Em Palmas e em Rio Branco, a chuva pode cair com moderada a forte intensidade e vir com raios.


Alertas meteorológicos para 21/02/2023 – terça-feira

download

Alerta para temporais, na metade leste de Santa Catarina, boa parte do Paraná, na faixa leste, oeste e no norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, litoral sul do Rio De Janeiro, faixa norte e leste do Mato Grosso do Sul, boa parte do Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, metade leste do Amazonas, a maior parte do Pará, Amapá e norte do Tocantins.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento em boa parte de Minas Gerais, bem como em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, em áreas do oeste, sul e capital, no oeste e no centro-sul da Bahia, inclusive em Salvador, em Aracaju e em Palmas.

As Rajadas de vento variam de 40 a 50 km/h no centro-oeste do Rio Grande do Sul e da Região dos Lagos (RJ) ao litoral norte do Rio de Janeiro.

Umidade do ar e estado de atenção, abaixo dos 30% no centro-oeste e no sul do Rio Grande do Sul.

Fonte: Climatempo

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral