GASTRONOMIA

Gastronomia

Polpetone

Publicado em 05/12/2022 às 13:58

Compartilhe

padrão-gastronomia

O plano inicial para o almoço do sábado era irmos a um restaurante em Domingos Martins. Comecei a pesquisar na internet as opções e seus cardápios quando me deparei com um dos pratos oferecidos: Polpetone! A memória gustativa de um que eu havia experimentado em algum lugar tempos atrás imediatamente veio à tona e não deu outra: mudança nos planos e vou, eu mesmo, preparar um para, junto com minha esposa e um casal de amigos, saborearmos.

É um prato simples e inicialmente o objetivo era aproveitar as aparas de carne utilizadas em outras preparações, mas que, devido a seu sabor intenso, textura e recheios, virou prato principal!

Pode ser preparado em porções individuais e, desta vez, fiz um tamanho “família”, ou seja, para ser levado à mesa inteiro, fatiado e servido ali.

Anúncio

Para 6 porções, comecei colocando 1,2 kg de carne moída duas vezes (usei paleta bovina) num recipiente fundo e adicionei uma colher de sopa de pasta de caseira de alho e cebola, meia colher de sopa de sal, 2 ovos, tempero verde, 2 fatias de pão de forma sem casca embebido em um pouco de leite, uma porção de ervas secas (manjericão, orégano), pimenta do reino moída na hora e uma xícara de farinha de rosca, para dar liga.

Misturei tudo muito bem, dividi em duas porções e moldei-as com a forma de um disco com mais ou menos 2 dedos de espessura. Deixei uma frigideira grande com um pouco de azeite aquecendo, empanei um dos lados de um dos discos em ovo batido e farinha de rosca e coloquei-o para fritar. Quando o empanado estava dourado escorreguei-o para um prato grande e deixei-o reservado. Fiz o mesmo processo de empanar e fritar com o outro disco e cobri este com algumas fatias de presunto e de queijo mussarela ainda na frigideira. 

O primeiro disco eu virei usando outro prato grande, deixando a parte do empanado para cima. Deslizei-o, então, com muito cuidado, para cima da metade que estava fritando e, com uma colher, apertei as laterais para não deixar o queijo derretido escorrer. Passei este “sanduiche” para um prato grande que pudesse ir ao forno, o cobri com molho de tomates e queijo parmesão ralado e coloquei-o para assar por uns 20 minutos, após os quais o servi, quentinho!

Anúncio

O acompanhamento foi um “espaguete de abobrinha” ao alho e óleo: com um utensílio próprio para isso cortei umas 5 abobrinhas verdes pequenas e refoguei as tiras em azeite e pasta caseira de cebola e alho por 5 minutos, para ficar “al dente”. Então corrigi o sal e o servi.

Para harmonizar começamos com um tinto espanhol da uva pinot noir e terminamos com outro, só que neozelandês e da mesma uva. Estava tudo uma delícia, modéstia á parte. E até a próxima!

Veja também

capa para os tapetes

Castelo realiza hoje tradicional Festa de Corpus Christi com tapetes ornamentais e programação religiosa

ginastas capixabas

Capixabas conquistam cinco medalhas para o Brasil no Pan-Americano de Ginástica Rítmica

Hospital hallway with clean white walls, high-end medical equipment displayed along the corridor, soft fluorescent lighting casting even shadows, minimalist interior design --chaos 15 --ar 16:7 --style raw --stylize 750 --v 6.1 Job ID: 194beeb0-9a60-4668-96c8-bde828536249

Saúde investe mais de R$ 12,5 milhões na modernização da rede hospitalar capixaba

A large ship with many containers on it is sailing in the ocean

Proposta dos EUA preserva café, carne e minério; confira os produtos que escapam da tarifa de 25%

Screenshot

Fundo Rio Doce disponibiliza R$ 450 milhões para projetos sociais em municípios atingidos por desastre de Mariana

limão tahiti - magnific

Brasil intensifica ações para ampliar exportações de frutas à Índia

capa

Dois homens são detidos e parte de mercadorias furtadas de mercearia em Domingos Martins é recuperada

whatsapp-image-2026-06-01-at-12-21-41

Turismo capixaba ganha reconhecimento nacional com pesquisa sobre impacto econômico

Últimos artigos de Gastronomia

Cubos de abóbora assados com molho ”Shoyu”

Lasanha de berinjela

Spaghetti al ragu

Bolo de peixe                                                    

Tiramisù