Palestras e atividades de campo levam informações a produtores durante a Semana Municipal do Inhame

Publicado em 26/07/2022 às 08:59

Compartilhe

Palestras-e-atividades-de-campo-levam-informacoes-a-produtores-durante-a-Semana-Municipal-do-Inhame

Texto e Fotos: Cícero Modolo

A Semana Municipal do Inhame, realizada na última semana, em Marechal Floriano, surpreendeu os produtores de inhame da região e convidados. A primeira atividade da programação foi a realização, na Câmara Municipal, de uma sessão solene para homenagear produtores e colaboradores do setor. 

Durante a programação do evento – que ocorreu da quarta-feira (20) até a última sexta-feira (22) -, ocorreram também palestras e dia especial de campo, valorizando a contribuição do inhame na economia florianense e dos municípios da região, e levando conhecimento aos agricultores. Especialistas em diversas áreas de produção falaram durante os três dias de programação. 

De acordo com os organizadores, o objetivo do evento visa fortalecer a articulação municipal das entidades que lutam pela defesa dos direitos da agricultura familiar, promovendo a valorização das pessoas que vivem no campo e o reconhecimento da importância na produção sustentável de alimentos saudáveis para a soberania e segurança alimentar e nutricional.

No Espírito Santo, são produzidas cerca de 90 mil toneladas de inhame por ano, em uma área de 3,5 mil hectares. Somente na região de abrangência da IG (Indicação Geográfica), que abrange os municípios de Alfredo Chaves, Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta, cerca de 600 famílias produzem 40 mil toneladas do tubérculo anualmente, em mil hectares. A elevada produtividade na região de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, e a qualidade do tubérculo, garantiram à região o título de Capital Nacional do Inhame.

Duas cultivares de inhame (São Bento e Rochom), originárias da região, são devidamente registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e integram a área de abrangência da IG, se destacando em área plantada.

A realização da Semana Municipal do Inhame foi da Câmara Municipal de Marechal Floriano, da Associação dos Produtores de Inhame São Bento do Espírito Santo (APISBES), da Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Rei do Inhame. O Sebrae, o Sistema FAES e o Senar apoiaram o evento. 

Veja também

807784e5-342f-4b2c-ba5a-6ce86020e1a8

Governo apresenta balanço do primeiro ano do Plano Anticorrupção 2025–2027

01_carteira_de_trabalho2

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

airplane-taking-off-sunset

Do solo ao céu: como a ascensão moldou a história das Montanhas Capixabas

Boi-gado-pecuaria-Julio-Huber-1024x683

Produção animal no Espírito Santo tem alta no abate de aves e bovinos

capa_49962_AssinaturaLei10122025LucasSCosta1

Ales garante fornecimento de aparelho que monitora glicose

supermercado- freepik

Vitória fecha novembro com uma das cestas básicas mais baratas entre as capitais brasileiras

CNH- FREEPIK

Aplicativo CNH do Brasil simplifica processo para obtenção da primeira habilitação

FOGOS DE ARTIFÍCIO- FREEPIK

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social