Reportagem sobre produção orgânica das montanhas capixabas é vencedora de prêmio de jornalismo em Pernambuco

Publicado em 05/07/2022 às 15:33

Compartilhe

Premio-de-jornalismo

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as trajetórias de famílias de agricultores que cultivam produtos orgânicos em Estados tão distantes, como o Espírito Santo e Pernambuco – ainda que atuam em locais com características geográficas muito diferentes: uma no agreste pernambucano e a outra, na Região Serrana capixaba?

O jornalista Julio Huber, diretor de jornalismo do portal Montanhas Capixabas, do jornal O Noticiário e da Revista Negócio Rural, conseguiu estabelecer esse vínculo de uma forma tão encantadora que foi o vencedor do Primeiro Prêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco, promovido pelo Sistema OCB/PE, na categoria Jornalismo Impresso/Digital, que contempla todos os trabalhos escritos nos formatos on-line e impresso.

Na reportagem, publicada no portal da Revista Negócio Rural, Julio Huber elegeu a agricultura orgânica como tema principal. Como mora na Região Serrana do Espírito Santo e conhece bem o agronegócio do Estado, e por ser diretor de veículos de comunicação voltados ao segmento, o jornalista viu no tema uma boa possibilidade de classificação.

PRODUÇÃO ORGÂNICA – A partir do tema determinado, saiu em busca da história nordestina que faria a conexão com a vida de famílias capixabas. Em sua reportagem “Orgânicos transformam vidas no sertão pernambucano e nas montanhas capixabas”, ele conta como produtores rurais de uma cooperativa do sertão pernambucano conseguiram driblar as condições climáticas da região para propiciar uma produção próspera e que está sendo comercializada em três Estados.

Por meio da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar Orgânica Agroecológica (Coopcafa), os cooperados adquirem soluções para produzir frutas e produtos orgânicos por meio de fazendas agroecológicas e de comercializar os itens com condições vantajosas.

No Espírito Santo, Huber entrevistou associados à Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram) que, além de cultivarem café e outros produtos de forma orgânica, também realizam a comercialização por meio de site e aplicativo, com entrega em domicílio.

PARCERIA COM O SICOOB – Outro ponto de confluência entre as duas histórias é a oferta de recursos para investir e para gerenciar os negócios no Sicoob. A instituição financeira cooperativa se firmou como grande parceiro do agronegócio tanto em Pernambuco quanto no Espírito Santo. No Estado capixaba, a carteira de crédito do Sicoob ES já ultrapassou R$ 1 bilhão.

“As duas realidades, mesmo distantes, são parecidas. Isso se dá principalmente pelo apoio das cooperativas – agrícolas e de crédito -, que existem no Espírito Santo e também em Pernambuco”, explica Julio Huber.

Essas histórias, contadas de forma bem abrangente na revista Negócio Rural, levaram ao primeiro lugar na categoria Jornalismo Impresso/Digital do prêmio. O anúncio dos vencedores foi realizado na última quinta-feira (30), em live transmitida pelo YouTube.

“A comunicação é o que existe de mais importante na vida das pessoas. Portanto, este prêmio é uma dádiva para a comunicação entre nós, do movimento cooperativista, uma forma de ampliar a divulgação da atuação positiva de nossas instituições para a sociedade”, ressaltou o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira.

Fonte: Vera Caser Comunicação

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos