GASTRONOMIA

Gastronomia

Risoto de camarão e cogumelos Paris

Publicado em 12/05/2022 às 11:21

Compartilhe

padrão-gastronomia

Para comemorar o aniversário de meu filho, propus à família preparar um almoço aqui em casa, em Domingos Martins, na região de montanha do Estado do Espírito Santo. Pedi para ele escolher o que gostaria que eu preparasse: um risoto, ele disse! Como sei que a esposa dele gosta de camarão, resolvi fazer um agrado. E como todos adoram cogumelos, principalmente minha filha, escolhi os Paris, adquiridos fresquinhos, aqui mesmo no município e diretamente com o produtor (Cogumelos Canal, (27) 99610-7404).

Iniciei fazendo uma boa limpeza em 1,5kg de camarões médios e pequenos, depois deixando-os temperados com caldo de limão, sal e pasta caseira de alho e cebola, dentro da geladeira, em uma vasilha coberta com filme plástico.

A seguir limpei com um pano 1 quilo de cogumelos Paris (se lavá-los eles absorvem muita água e isto não é bom…), retirei os talos e os fatiei em tiras. Refoguei tudo, inclusive os talos, em uma frigideira com uma colher de sopa de azeite e uma colher de sopa rasa de tempero caseiro de alho e cebola. Quando ficaram um pouco macios, retirei-os da frigideira e reservei-os.

Nesta mesma frigideira, com mais um pouquinho de azeite, refoguei os camarões por 3 minutos e também os reservei.

Parti, então, para o arroz: coloquei para aquecer 1,5 litro de caldo de legumes (eu sempre tenho no congelador os caldos dos cozimentos de legumes do dia a dia…), deixando-o ferver. Descasquei e cortei em cubinhos uma cenoura média e uma cebola branca também. Numa panela grande, refoguei-as, em azeite, até a cebola ficar transparente, adicionei ½ kg de arroz arbório e deixei-o fritar até começar a ficar translúcido, sempre mexendo. Fui adicionando o caldo de legumes às conchas e, continuando a mexer para não deixá-lo “pegar” no fundo da panela, cozinhei-o até ficar al dente e bem cremoso: o segredo é ter caldo suficiente na mistura de modo ao risoto escorrer da colher! Corrigi o sal e acrescentei os camarões e os cogumelos, mexendo até homogeneizar. Salpiquei um punhado de salsinha fresca picada e um fio de azeite por cima. Servi-o imediatamente, pois risoto tem que ser saboreado quentinho! O vinho? Um branco, uruguaio, da uva Torrontés, servido bem frio! O aniversariante, bem como todos que o saborearam, adoraram! Modéstia à parte, ficou muito bom, mesmo!

ET: minha filha tem alergia à camarão… Antes de adicionar os camarões à panela, separei um pouco do arroz, já com os cogumelos, para ela, que adorou!

Veja também

Ciclone

Alerta: ciclone traz ventos fortes e frio ao Espírito Santo

cacaucapa

Incaper promove curso on-line e gratuito sobre cultura do cacaueiro

{71CD5E04-56EA-820C-7A23-6E6544DEDC2D}

50ª Festa da Banana e do Leite resgata tradições e tem recorde de público

queijos -freepik

Queijos artesanais capixabas são premiados em evento nacional e ganham força no turismo local

arte-e-cronica

CAMINHOS

WhatsApp Image 2025-07-21 at 14.22.38(2)

Santa Teresa abre inscrições para a 5ª edição do Prêmio Cafés Especiais

Marcel-Carone- coluna diversidade

Acessibilidade em Movimento: um novo olhar, um novo símbolo

Handful of fresh roasted coffee beans form the sack

Café capixaba atinge US$ 147 milhões em exportações em junho

Últimos artigos de Gastronomia

Fraldinha “de colher”

Risoto de carne de panela 

Panache de legumes

Penne ao molho de limão siciliano

Batatas à moda libanesa