É um escândalo países gastarem tanto com armas, diz Papa Francisco

Publicado em 21/03/2022 às 15:56

Compartilhe

E-um-escandalo-paises-gastarem-tanto-com-armas-diz-Papa-Francisco

O papa Francisco voltou a criticar os enormes gastos que os países fazem na compra de armamentos e defesa militar durante uma audiência no Vaticano com os membros da Organização de Voluntariado Ho Avuto Sete nesta segunda-feira (21).

“Por que fazer a guerra para conflitos que deveríamos resolver conversando? Por que não unir, ao invés disso, as nossas forças e os nossos recursos para combater juntos as verdadeiras batalhas de civilidade: a luta contra a fome e contra a sede; a luta contra as doenças e as epidemias; a luta contra a pobreza e as escravidões de hoje”, acrescentou.

Para Francisco, “não são escolhas naturais destinar grande parte dos orçamentos para a compra de armas porque isso quer dizer que significa tirar algo de outra coisa, de outra coisa para quem falta o necessário”. “Isso é um escândalo: as despesas com armas e o quanto se gasta com armas”, acrescentou.

“Isso é grave. É preciso criar a consciência que continuar a gastar com armas suja a alma, suja o coração, suja a humanidade. De que adianta nos compromissarmos todos juntos, solenemente em nível internacional, nas campanhas contra a pobreza, contra a fome, contra a degradação do planeta, se depois voltamos ao velho vício da guerra, na velha estratégia de potência dos armamentos, que leva tudo e todos a voltar para trás?”, questionou os presentes.

“Isso é grave. É preciso criar a consciência que continuar a gastar com armas suja a alma, suja o coração, suja a humanidade. De que adianta nos compromissarmos todos juntos, solenemente e em nível internacional, nas campanhas contra a pobreza, contra a fome, contra a degradação do planeta, se depois voltamos ao velho vício da guerra, na velha estratégia de potência dos armamentos, que leva tudo e todos a andar para trás?”, questionou os presentes.

O líder católico que todas as guerras fazem a humanidade “andar para trás” e que depois é preciso “recomeçar mais uma vez”.

O Papa e também os representantes da Igreja Católica em órgãos internacionais como a ONU criticam constantemente o alto gasto das nações com despesas militares.

Fonte: Portal iG

Veja também

geral-03-05-ft-pmdm

População de Domingos Martins vai ajudar a construir Plano Municipal da Primeira Infância

politica-08-02-TSE

Prazo para regularizar situação eleitoral e votar nas Eleições 2024 vai até dia 08 de maio

policia-03-05-ft-PMA

Policia flagra crime ambiental na Região Serrana

GATRONOMIA

Receita de Cassoulet de frango

brasil-03-05-ft-REUTERS-Diego-Vara

Sobe para 31 o número de mortos e quase 10 mil estão desalojados no Rio Grande do Sul

esportes-03-05-ft-div-gov-es

Ginasta capixaba disputa Copa do Mundo de Ginástica Rítmica na Europa

agro-03-05-ft-div-idaf

Atualização cadastral de rebanhos no Espírito Santo começou nesta quarta-feira

brasil-02-05-Reproducao-redes-sociais

Barragem se rompe no Rio grande do Sul e governo fala em “situação gravíssima”