Algoritmos ajudam a aumentar a rentabilidade de investimentos financeiros 

Publicado em 13/01/2022 às 08:00

Compartilhe

Imagem nova financeiro

Foto: Divulgação

A tecnologia avança cada vez mais em todos os setores. E não poderia ser diferente no mercado financeiro. Sistemas inteligentes e algoritmos ajudam no aumento de lucro de investidores. Diversos sistemas inteligentes monitoram em tempo real a volatilidade do mercado e fazem automaticamente as movimentações financeiras.

No mercado de criptomoedas, alguns algoritmos dão a certeza de que as negociações serão precisas e lucrativas. O algoritmo Bitcoin Profit App, por exemplo, embutido em um software, faz uma análise aprofundada do mercado com base nas condições de mercado existentes e dados históricos do mercado. Além disso, como o software é automatizado, assim que uma oportunidade de negociação lucrativa for encontrada, o Bitcoin Profit App entrará rapidamente em uma negociação, sempre pontualmente. 

O algoritmo é um conjunto de informações que servem de orientação para a realização de uma tarefa ou solução de um problema. Aparelhos computadorizados armazenam e digerem essas informações, dando sequência às atividades de uma forma muito mais rápida do que um ser humano é capaz.

É por isso que computadores e outros dispositivos inteligentes facilitam a vida por processarem e organizarem dados de forma automatizada. O algoritmo está mais presente no dia a dia do que se imagina, pois serve de análise para se compreender o comportamento humano e indicar tendências de negócios.

O algoritmo no mercado financeiro é utilizado para definir precificação de empréstimos ou negociação de ativos, por exemplo. O algoritmo funciona como uma receita ou um manual de instruções. Com uma lista de “ingredientes” ou “peças”, há uma sequência de operações e etapas que vão levar a determinado resultado esperado.

Há 30 anos, por exemplo, era necessário a um gestor incorporar uma quantidade de informações muitas vezes menor do que é disponível atualmente. Com o crescimento exponencial da quantidade de dados disponíveis, ficará cada vez mais difícil para um gestor humano conseguir absorver e processar esta quantidade de informações e tomar uma decisão correta de investimento. E, para dificultar ainda mais o processo decisório, o gestor ainda sofre com uma série de vieses comportamentais, inerentes ao ser humano.

Esse exemplo reforça a importância dos algoritmos, ao invés de basear as decisões somente em experiência humana. Ao utilizar ferramentas e recursos de tecnologia avançada, pode-se não só absorver uma quantidade enorme de informações, como também testar a qualidade da experiência do gestor em inúmeros cenários. Desta forma, é possível criar algoritmos sofisticados que combinam a experiência do gestor humano com diversas outras variáveis, tornando a tomada de decisão muito mais robusta.

Veja também

geral-06-05-banestes

Banestes lança Inteligência Artificial Generativa própria em parceria com startup capixaba

Close up view of driving instructor holding checklist while in background female student steering and driving car.

Detran|ES divulga lista de selecionados no programa CNH Social 2024

geral-06-05-ft-gov-es

Espírito Santo envia segunda equipe de bombeiros para o Rio Grande do Sul

agro-06-05-ft-incaper-cafe

Incaper promove Dias de Campo sobre novas cultivares de café arábica no Espírito Santo

brasil-06-05-ft-Gustavo-Mansur-Palacio-Piratini

Mais de 840 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

dengue

Dengue: 21 estados e o DF apresentam queda ou estabilidade na incidência da doença

medicamentos

Saúde alerta sobre uso indiscriminado de medicamentos

gengibre

Expo Gengibre terá exposição, palestras e atrações culturais em Santa Leopoldina