O mercado brasileiro de planos de saúde encerrou maio com mais uma retração: queda de 2,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Isso significa a perda de pouco mais de 1 milhão de vínculos, o que reduz a 47,36 milhões o total de beneficiários de planos médico-hospitalares no País. Os números integram a nova edição da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), produzida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

A garotada tem muito a comemorar com a chegada do mês de junho. É que com ele chegam as festas caipiras e, no próximo mês, os pequenos estarão de férias escolares. Com isso, os pais precisam ficar em alerta para evitar acidentes graves como queimaduras.

O Ministério da Saúde acaba de ampliar a faixa etária para meninos serem vacinados contra o HPV. Agora, os meninos que têm entre 11 e 14 anos deverão receber a vacina HPV quadrivalente, que já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. Antes, a vacina era administrada em meninos adolescentes com 12 e 13 anos.

A área de pediatria do Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), em Domingos Martins, vem expandindo o atendimento e incentivando a troca de experiências. Desde a última quinta-feira (08), a unidade conta com uma residente do curso de neonatologia, que acompanhará a rotina do alojamento conjunto.

O inverno é a estação mais fria do ano e exige maior cuidado com a saúde. Com a mudança no clima, o número de infecções respiratórias como sinusite, rinite alérgica, pneumonia, amigdalite, asma e bronquite aumentam o número de hospitalizações. Thiago Fuscaldi, pneumologista do Hospital Brasília, explica que essas doenças são mais comuns no inverno devido a facilidade de disseminação dos germes.

O Hospital Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), em Domingos Martins, apresentou, na tarde de ontem (29), novos materiais e equipamentos que foram adquiridos por meio de uma doação de R$ 50 mil, feita pela Associação de Mordedura de Cobras, de Soído de Baixo, em Marechal Floriano.