Gastronomia
Sopa de peixe
Publicado em 04/02/2026 às 10:51


Outro dia recebi o seguinte convite, de um casal de amigos aqui de Domingos Martins: “Vamos nos reunir lá em casa neste sábado à noite? Tomar um vinho, jogar conversa fora, ouvir uma música? Você prepara uma sopinha prá nós?”
Eu, imediatamente verifiquei com minha esposa se teríamos algum compromisso naquele sábado à noite e, como não haveria, aceitei o convite e já comecei a “dar tratos à bola” para identificar uma receita simples e saborosa…
As opções são muitas, quentes ou frias, cremosas ou não, e escolhi uma que não é muito comum por aqui, mas que remetia a minha infância quando, principalmente no inverno, era preparada lá em casa!
Como seríamos quatro pessoas, cozinhei em um caldo de legumes caseiro, que sempre tenho em casa, uma cenoura grande e duas batatas médias, ambas descascadas e cortadas em cubinhos, além de uma abobrinha verde pequena, também cortada em cubinhos, mas com casca.
Temperei tudo com um pacotinho de caldo de legumes em pó, um pouco de pimenta do reino moída na hora, uma pitada de cúrcuma (açafrão da terra) e outra de páprica. Quando os legumes estavam cozidos, adicionei um filé de truta cortado em cubinhos e temperado, duas horas antes de eu começar a preparação, com um pouco de pasta caseira de alho e cebola, sal e caldo de um limão taiti.
Deixei a sopa fervendo por uns cinco minutos, pois o peixe cozinha rápido, apaguei o fogo, tampei a panela e aguardei dar a hora de irmos para a casa do casal de amigos.
Lá chegando e após boas conversas, bons vinhos e boas músicas, dedilhadas num violão, esquentamos novamente a panela e a servimos, acompanhada de fatias de pão italiano torradas. Modéstia à parte, a sopa de peixe fez sucesso.
ET: eu havia congelado, em casa, uma porção, que levei para minha filha, a qual a tomou enquanto estava se recuperando de uma gripe: ela disse que foi um “santo remédio”, que sarou! Ótima notícia, né?
E até a próxima!