Idaf entrega relatório de conformidade do Susaf ao município Venda Nova do Imigrante

Na última quinta-feira (20), o Instituto de Defesa Agropecuário e Florestal do Espírito Santo (Idaf) entregou ao município de Venda Nova do Imigrante o relatório após auditoria de conformidade. Isso significa que o município continua preenchendo todos os requisitos para ter o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES).

O município de Venda Nova do Imigrante foi o pioneiro a aderir ao sistema em 2014, e se destaca quando o assunto é produtos da agroindústria capixaba.

O coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Venda Nova do Imigrante, Diego Leão, afirma que o Susaf/ES trouxe benefícios para o pequeno produtor do município. “O Susaf contribui para a valorização do produto, acarretando um crescimento da nossa economia e a possibilidade de buscar mercado e divulgação em outros municípios.”

Segundo a subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, Carolina Dadalto, a previsão é que cinco municípios e um consórcio intermunicipal finalizem adesão ainda neste ano. “Hoje estamos com oito municípios com o Susaf/ES e além dos que já estão em processo para adesão, diversos outros também já mostraram interesse, isso mostra que o sistema está caminhando muito bem”, diz.

Como solicitar a adesão

Para reconhecimento da equivalência e adesão ao Susaf/ES, os municípios ou o consórcio de municípios devem enviar solicitação formal ao Idaf, além de documentação conforme requisitos e critérios definidos pelo Decreto Estadual nº 4308-R.

Além de contar com o SIM, os municípios devem obedecer a critérios que garantam as condições higiênico-sanitárias das agroindústrias e estabelecer procedimentos de inspeção e fiscalização que atinjam o mesmo nível de proteção sanitária definido pelo Idaf. A adesão é concedida após análise documental, operacional e comprovação em auditorias de reconhecimento de equivalência realizadas pelo Instituto.