Simpósio no Espírito Santo destaca inovações para o setor produtivo do mamão

Publicado em 04/11/2024 às 09:43

Compartilhe

Stock photo of Papaya, cut in half and whole on white background, --ar 3:2 --style raw --stylize 50

Foto: Freepik

Na próxima semana, o Espírito Santo será palco do Papaya Brasil 2024 – IX Simpósio do Papaya Brasileiro, que colocará em evidência tecnologias inovadoras, novas pesquisas, oportunidades e desafios para fortalecer a cadeia produtiva do mamão. O evento ocorrerá de terça-feira (05) a sexta-feira (08) em Linhares, um dos principais polos de produção e exportação da fruta no estado.

Com o tema “Produção Sustentável com Qualidade”, o simpósio reunirá representantes de instituições de ensino, pesquisa e extensão, além de profissionais dos setores de comercialização e exportação, para compartilhar conhecimentos científicos, tecnológicos e de mercado.

A programação incluirá conferências, painéis e palestras com especialistas nacionais e internacionais, que discutirão as demandas do setor, o mercado interno e externo, bem como as soluções tecnológicas mais recentes para o cultivo do mamoeiro. Entre os principais tópicos estão inovações em melhoramento genético, sexagem de mudas, uso de bioinsumos e biofertilizantes, além de práticas de manejo para doenças viróticas.

Serão apresentados 80 trabalhos técnico-científicos de instituições de pesquisa de todo o Brasil, com resultados de estudos nas áreas de biotecnologia, entomologia, fitopatologia, fisiologia de produção e pós-colheita, irrigação, melhoramento genético, propagação e socioeconomia.

O evento também contará com estandes de empresas ligadas à cadeia produtiva do mamão, que exibirão produtos e tecnologias, além de uma visita técnica a uma grande empresa produtora e exportadora da fruta.

Organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) e outros colaboradores, o Papaya Brasil 2024 visa contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do setor.

“O simpósio abordará questões atuais do agronegócio do mamão, discutindo temas como comercialização e fatores que influenciam os processos de produção, colheita e pós-colheita. Também apresentará os mais recentes avanços científicos na cultura do mamoeiro, desenvolvidos por diversas instituições brasileiras”, explica David Martins, pesquisador do Incaper e membro da organização do simpósio.

Durante o evento, o Incaper lançará o livro “Recomendações Técnicas para o Cultivo do Mamoeiro”, que reúne e atualiza resultados de pesquisas, facilitando o acesso e a consulta de informações técnicas para quem cultiva mamão no Brasil.

Mais detalhes sobre a programação podem ser conferidas no site http://www.papayabrasil.com.br.

Fonte: Incaper

Veja também

aplicativo_0410211422

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp, Instagram e Facebook

0d4a0366

Análise do MDS fornece informações para a inclusão de pessoas em situação de rua

Close-up view of brown wooden mallet of judge

Jovem preso por matar CEO planejou usar bomba e estava afastado da família há meses

WhatsApp Image 2024-12-10 at 17.26.13-1

Saúde confirma primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo

polícia civil

Ação do Ministério Público investiga delegacia de Venda Nova do Imigrante

radio black

Sejus inaugura primeira rádio do Complexo Prisional de Xuri em Vila Velha

woman-getting-vaccine-shot-by-doctor

Gestantes e idosos passam a ter vacina Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação

Ilustração_Expo_italiana (2) (1) (1)

Arquivo Público recebe exposição sobre os 150 anos da imigração italiana