Saúde passa disponibilizar resultados de arboviroses de forma on-line

Publicado em 26/10/2024 às 10:39

Compartilhe

arboviroses online

Para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, a Secretaria da Saúde (Sesa) começou a disponibilizar, a partir desta semana, os resultados de exames para arboviroses (dengue, Zika, chikungunya e Oropouche) de forma on-line, por meio do Portal SUS: https://portalsus.es.gov.br.

Essa iniciativa é uma parceria entre a Sesa, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) e a Gerência de Tecnologia de Informação (GTI), e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest).

Os resultados disponíveis são de exames (RT-PCR e sorologia) realizados em casos suspeitos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), coletados nos serviços de saúde e encaminhados ao Lacen/ES ou aos municípios que utilizam o sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Para acessar os laudos, o cidadão deve fazer um cadastro no “Acesso ao Cidadão” e, caso já tenha, apenas autenticar-se. Os laudos estão disponíveis em português e inglês, facilitando o acesso ao diagnóstico para estrangeiros, turistas e expatriados atendidos pelo SUS.

O diretor do Lacen, Rodrigo Rodrigues, ressaltou a importância da iniciativa. “É um trabalho conjunto do Lacen/ES com a GTI e o Prodest, que amplia o acesso da população aos serviços de saúde, uma prática iniciada durante a pandemia da Covid-19. Esse serviço também reduz o tempo de espera pelo resultado,” afirmou Rodrigues.

O diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, destacou o papel do instituto em promover serviços de TI ágeis e seguros para o governo estadual. “Essa iniciativa demonstra nosso compromisso em proporcionar um atendimento mais eficiente e transparente aos capixabas, permitindo que o cidadão acesse rapidamente informações sobre sua saúde,” destacou Cornélio.

Segundo Rodrigues, o Lacen/ES liberará os resultados em até 48 horas após a entrega das amostras, dependendo do tipo de teste. “No caso de resultados negativos para dengue, Zika e chikungunya, a amostra passa por uma etapa adicional de testagem para diagnósticos diferenciais, como o da Oropouche,” explicou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

relatorio-producao-animal-pecuaria-espirito-santo

Relatório do Governo do Estado aponta crescimento da produção animal capixaba em 2024

captura_de_tela_2025-04-22_as_10.47.20

Papa Francisco é velado na Basílica de São Pedro com missa solene no sábado

Thiers Turini

Modal Expo 2025: credenciamento aberto para primeira feira de logística, transportes e comércio exterior do Espírito Santo

capa

Noite de bênção e esperança: casais se reúnem na Festa da Penha 2025

FOTO ONU - 1

Colunista do portal Montanhas Capixabas representa o Brasil em evento na ONU sobre pessoas com síndrome de Down

corpo_48483_ToninhodaEmaterLucasSCosta-1

Circuito do Chapéu em Domingos Martins pode se tornar rota turística estadual com projeto de lei

Feijao-e-arroz-irregular

Mais de 30 toneladas de arroz e feijão são apreendidas por inconsistência no tipo informado

capa-coluna-vida-saudavel-4-768x427

Médica capixaba esclarece boatos das redes sociais