Reportagem sobre produção orgânica das montanhas capixabas é vencedora de prêmio de jornalismo em Pernambuco

Publicado em 05/07/2022 às 15:33

Compartilhe

Premio-de-jornalismo

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as trajetórias de famílias de agricultores que cultivam produtos orgânicos em Estados tão distantes, como o Espírito Santo e Pernambuco – ainda que atuam em locais com características geográficas muito diferentes: uma no agreste pernambucano e a outra, na Região Serrana capixaba?

O jornalista Julio Huber, diretor de jornalismo do portal Montanhas Capixabas, do jornal O Noticiário e da Revista Negócio Rural, conseguiu estabelecer esse vínculo de uma forma tão encantadora que foi o vencedor do Primeiro Prêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco, promovido pelo Sistema OCB/PE, na categoria Jornalismo Impresso/Digital, que contempla todos os trabalhos escritos nos formatos on-line e impresso.

Na reportagem, publicada no portal da Revista Negócio Rural, Julio Huber elegeu a agricultura orgânica como tema principal. Como mora na Região Serrana do Espírito Santo e conhece bem o agronegócio do Estado, e por ser diretor de veículos de comunicação voltados ao segmento, o jornalista viu no tema uma boa possibilidade de classificação.

PRODUÇÃO ORGÂNICA – A partir do tema determinado, saiu em busca da história nordestina que faria a conexão com a vida de famílias capixabas. Em sua reportagem “Orgânicos transformam vidas no sertão pernambucano e nas montanhas capixabas”, ele conta como produtores rurais de uma cooperativa do sertão pernambucano conseguiram driblar as condições climáticas da região para propiciar uma produção próspera e que está sendo comercializada em três Estados.

Por meio da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar Orgânica Agroecológica (Coopcafa), os cooperados adquirem soluções para produzir frutas e produtos orgânicos por meio de fazendas agroecológicas e de comercializar os itens com condições vantajosas.

No Espírito Santo, Huber entrevistou associados à Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram) que, além de cultivarem café e outros produtos de forma orgânica, também realizam a comercialização por meio de site e aplicativo, com entrega em domicílio.

PARCERIA COM O SICOOB – Outro ponto de confluência entre as duas histórias é a oferta de recursos para investir e para gerenciar os negócios no Sicoob. A instituição financeira cooperativa se firmou como grande parceiro do agronegócio tanto em Pernambuco quanto no Espírito Santo. No Estado capixaba, a carteira de crédito do Sicoob ES já ultrapassou R$ 1 bilhão.

“As duas realidades, mesmo distantes, são parecidas. Isso se dá principalmente pelo apoio das cooperativas – agrícolas e de crédito -, que existem no Espírito Santo e também em Pernambuco”, explica Julio Huber.

Essas histórias, contadas de forma bem abrangente na revista Negócio Rural, levaram ao primeiro lugar na categoria Jornalismo Impresso/Digital do prêmio. O anúncio dos vencedores foi realizado na última quinta-feira (30), em live transmitida pelo YouTube.

“A comunicação é o que existe de mais importante na vida das pessoas. Portanto, este prêmio é uma dádiva para a comunicação entre nós, do movimento cooperativista, uma forma de ampliar a divulgação da atuação positiva de nossas instituições para a sociedade”, ressaltou o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira.

Fonte: Vera Caser Comunicação

Veja também

Concurso-de-Qualidade-de-Amendoas-de-Cacau-Capixaba-chega-a-etapa-de-visita-das-propriedades

Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba chega à etapa de visita das propriedades

Festa-de-Rodeio-de-Venda-Nova-do-Imigrante-tera-sorteio-de-R-100-mil-beneficente-ao-Hospital-Padre-Maximo-1

Festa de Rodeio de Venda Nova do Imigrante terá sorteio de R$ 100 mil beneficente ao Hospital Padre Máximo 

Festuris-Gramado-tera-participacao-da-Argentina-1

Festuris Gramado terá participação da Argentina

desfile-de-natal-natal-luz-gramado-3

Decoração da próxima edição do Natal Luz já toma os primeiros contornos em Gramado

Ruas-de-Marechal-Floriano-ganham-novas-placas-com-identificacoes

Ruas de Marechal Floriano ganham novas placas com identificações

Noite-Alema-sera-no-proximo-sabado-13-em-Marechal-Floriano-1

Noite Alemã será no próximo sábado (13) em Marechal Floriano

Criancas-arrombam-porta-de-escola-e-deixam-rastro-de-destruicao-em-Santa-Maria-de-Jetiba

Crianças arrombam porta de escola e deixam rastro de destruição em Santa Maria de Jetibá

Policia-interdita-fabrica-que-comercializava-cafe-irregular-no-Espirito-Santo

Polícia interdita fábrica que comercializava café irregular no Espírito Santo