Regras do programa Cidades Digitais são flexibilizadas

Publicado em 10/11/2021 às 09:08

Compartilhe

00006827

Texto: Assessoria Especial de Comunicação Social / Foto: Divulgação

O programa Cidades Digitais, destinado à promoção da inclusão digital de órgãos públicos municipais, tem novas regras. O Ministério das Comunicações (MCom) publicou nesta terça (9/11) uma portaria que flexibiliza a gestão e manutenção da infraestrutura instalada pela Telebras, permitindo que ela seja transferida para as prefeituras. A mudança vai viabilizar a execução do projeto por parte da estatal.

Conforme o texto, a Telebras poderá firmar parcerias com empresas de telecomunicações e provedores de acesso à internet para garantir a prestação dos serviços. Poderá também, se for o caso, transferir a propriedade da infraestrutura ao município, juntamente com a gestão e a manutenção da rede. Para efetivar a transferência, é necessária a celebração de um instrumento específico, compatível com um estudo de viabilidade técnico-econômica.

Nos casos em que a infraestrutura não for transferida para a gestão municipal, o gerenciamento e a manutenção ficarão sob responsabilidade da Telebras. Será permitida assinatura de acordo para compartilhamento com as cidades. A medida ainda prevê que a estatal, no intuito de implantar redes metropolitanas, poderá celebrar acordo com prefeituras, garantindo que uma parcela dos recursos originais seja usada para a conexão ou a abertura de sinal em pontos de acesso público. As novas regras entram em vigor no dia primeiro de dezembro.

O PROGRAMA – Instituído em 2011, o Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Para isso, prevê a construção de redes de fibra óptica que interligam órgãos públicos locais; e a oferta de pontos de acesso público à internet em espaços de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

As ações de implantação das Cidades Digitais são conduzidas pelo MCom e, atualmente, o programa já foi instalado em 192 cidades de 21 estados.

Veja também

pixebay

Lei capixaba que garante hortas domésticas e comunitárias é sancionada pelo governador Renato Casagrande

assembleia legislativa distribui mudas

Assembleia Legislativa entrega mais de 20 mil mudas para pequenos agricultores capixabas

encontro

Encontro promove integração entre diferentes equipes do Senar-ES

medicamentos para o libano

Brasil envia mais 9 toneladas de medicamentos ao Líbano

premio de mulher de negocios

Confira as vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024

Comunidade quilombola

Quilombolas do Espírito Santo lutam pela garantia de direitos básicos e por justiça social

arboviroses online

Saúde passa disponibilizar resultados de arboviroses de forma on-line

cesan com lucro

Cesan registra crescimento histórico de 43% no lucro em 2024