Qual a importância das cores na hora de criar um site ou logotipo?

Publicado em 24/11/2020 às 11:19

Compartilhe

Atualmente, todos já sabemos a importância das cores no processo de criação de um logotipo ou site. Estão presentes em todos os momentos de nossa vida. Sendo assim, podem influenciar em como os clientes enxergam sua marca. Dessa forma, neste artigo iremos te falar um pouco mais sobre como melhorar o UX (User Experience) da sua plataforma.

Aprendendo sobre a importância das cores pelas grandes marcas

Grandes marcas como Coca Cola, Mcdonalds, Facebook e Instagram, possuem um intuito com a criação de logotipo e site de vendas. Nenhuma escolha de paleta foi feita por acaso, sem motivo algum.

Abaixo, separamos algumas cores e porque elas são utilizadas dentro do marketing e criação de sites ou logos.

vermelho: Cor que simboliza a juventude, calor e paixão. Dessa forma, seu potencial é de gerar ansiedade, fome e necessidade de consumo. Geralmente marcas relacionadas à fast food utilizam a paleta de cores quentes como vermelho, amarelo e laranja.

Roxo: Representa sofisticação e realeza, a chegada de algo diferente. Muito utilizada nas instituições de economia / financeiras e até mesmo de tecnologia.

Azul: Traz confiança e tranquilidade. Representa o profissionalismo e tem o poder de acalmar e desacelerar o pensamento apressado. Com o intuito de provocar relaxamento, é muito utilizado em redes sociais como Facebook.

Verde: Usada principalmente para representar a natureza e a aprovação ambiental. Dessa forma, é bastante recomendado para indústrias de energia, alimentos naturais, saúde e mundo com tecnologia agrícola.

Marrom: Representa a tradição e os aspectos robustos, clássicos. Recomendado exclusivamente para marcas conceituais de luxo ou de alimentos tradicionais como café ou chocolate.

Preto: Utilizado principalmente por marcas caras e de alto padrão. Ideal para quem deseja deixar claro o alto padrão dos serviços prestados. Como exemplo, pode-se citar a Gucci e Chanel.

Branco ou cinza: Trazem a sensação de calmaria,limpeza e paz. Fortemente recomendado para as áreas da saúde e tecnologia. Além disso, fica bem quando utilizado com todas as outras opções de cores.

Criando Templates de forma correta

Agora que você já sabe sobre a importância das cores, só falta colocar em prática o que aprendeu, não é mesmo? Para isso, o primeiro passo é ir em busca de modelos prontos de sites (caso não queira pagar por um profissional) e depois criar as alterações necessárias da paleta.

Existem algumas plataformas que fornecem opções de sites quase prontos. Basta realizar as modificações. Uma das agências mais famosas é o Zyro. Caso você não entenda muito sobre como criar um blog corretamente, pode buscar por inúmeros profissionais que fazem por um valor bem em conta. Logo, te ajudam com todas as suas dúvidas.

Nossa última dica é: Saiba utilizar corretamente as cores. Apesar de terem um grande papel no marketing, um site muito colorido pode trazer impactos consideravelmente negativos. Procure uma paleta que serve de destaque para pontos importantes e outra que será predominante.

Portanto, não esqueça: Segundo a pesquisa realizada pela Fast Company, 84,7% dos consumidores admitem que as cores dos produtos influenciam na decisão de compra!

E então, o que achou do nosso artigo? Deixa aqui nos comentários qual é a sua opinião sobre!

 

Veja também

96658

Vale vai pagar R$ 40,2 bilhões em dividendos

© Reuters/Ricardo Moraes/Direitos Reservados

Prefeitura do Rio libera público nos estádios com metade da ocupação

© Pacific Press/via REUTERS/Direitos Reservados

Duas cidades mineiras passam a fazer parte de ensaios com a ButanVac

© Reuters/Eric Seals/Direitos reservados

Anvisa pede inclusão de eventos adversos na bula da vacina da Janssen

96650

46 milhões de lares não têm renda do trabalho no Brasil, diz Ipea

96648

Pix: Itaú, Bradesco e BB cobram até R$ 150 de clientes PJ; veja tarifas

WhatsApp-Image-2021-09-17-at-15.26.05

Médico Dr. Manoel Barcelos é sepultado hoje e filha faz depoimento emocionado

96640

Mulher encontra dedo humano dentro de lanche na Bolívia: “mastiguei”