Projeto de educação antirracista na primeira infância é lançado pela Unicef

Publicado em 26/05/2023 às 08:35

Compartilhe

maos-negras-racismo

Foto: Freepik

O  Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Instituto Promundo, lançou na última terça-feira (23) a estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA). O projeto pretende capacitar profissionais para o  combate ao racismo já na infância.

A solenidade ocorreu no período da manhã, às 9h, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, zona norte do Rio de Janeiro. A estratégia, que deve se estender para outras sete capitais brasileiras, é voltada para agentes da educação, saúde e assistência social.

A Primeira Infância Antirracista pretende sensibilizar os profissionais sobre os impactos do racismo no desenvolvimento das crianças. O projeto também é uma maneira de mobilizar a sociedade sobre práticas antirracistas no cotidiano de serviços de educação infantil.

“Também a gente fala como as famílias e cuidadores podem promover uma parentalidade antirracista, uma educação antirracista, independentemente se seus filhos são crianças negras, indígenas ou brancas”, disse a especialista em Desenvolvimento Infantil do Unicef, Maíra Souza.

“A PIA nasce com essa provocação, ou seja, com a ideia de não só sensibilizar sobre os impactos do racismo, mas também ter algo propositivo, oferecer caminhos, soluções e ferramentas que as pessoas possam incorporar e serem, de fato, antirracistas”, afirmou.

Com a PIA, a Unicef também procura dar maior visibilidade para o racismo e usar práticas preventivas e que possam reduzir os efeitos e o impacto do racismo nas crianças.

Junto com o projeto, será lançada uma série de materiais como cadernos e webséries, que estarão disponíveis de forma gratuita no site do Unicef .

Fonte: Portal IG

Veja também

geral-22-02-agencia-Brasil

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

brasi-22-02-defesa-civil-RS

Bolsa Família antecipa pagamento para municípios do Espírito Santo e Rio Grande do Sul

policia-22-02-gov-es-drones

Drones ampliam a segurança nos complexos prisionais do Espírito Santo

brasil-22-02-freepik-estudante

Caixa anuncia concurso com mais de 4 mil vagas para todo o Brasil

geral-22-02-freepik-estudante

Fies Social financia até 100% de encargos para estudantes de famílias do CAD Único

esporte-22-02-gov-es

Paratleta capixaba representa o Brasil em Mundial de natação na Austrália

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano