Projeto de educação antirracista na primeira infância é lançado pela Unicef

Publicado em 26/05/2023 às 08:35

Compartilhe

maos-negras-racismo

Foto: Freepik

O  Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Instituto Promundo, lançou na última terça-feira (23) a estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA). O projeto pretende capacitar profissionais para o  combate ao racismo já na infância.

A solenidade ocorreu no período da manhã, às 9h, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, zona norte do Rio de Janeiro. A estratégia, que deve se estender para outras sete capitais brasileiras, é voltada para agentes da educação, saúde e assistência social.

A Primeira Infância Antirracista pretende sensibilizar os profissionais sobre os impactos do racismo no desenvolvimento das crianças. O projeto também é uma maneira de mobilizar a sociedade sobre práticas antirracistas no cotidiano de serviços de educação infantil.

“Também a gente fala como as famílias e cuidadores podem promover uma parentalidade antirracista, uma educação antirracista, independentemente se seus filhos são crianças negras, indígenas ou brancas”, disse a especialista em Desenvolvimento Infantil do Unicef, Maíra Souza.

“A PIA nasce com essa provocação, ou seja, com a ideia de não só sensibilizar sobre os impactos do racismo, mas também ter algo propositivo, oferecer caminhos, soluções e ferramentas que as pessoas possam incorporar e serem, de fato, antirracistas”, afirmou.

Com a PIA, a Unicef também procura dar maior visibilidade para o racismo e usar práticas preventivas e que possam reduzir os efeitos e o impacto do racismo nas crianças.

Junto com o projeto, será lançada uma série de materiais como cadernos e webséries, que estarão disponíveis de forma gratuita no site do Unicef .

Fonte: Portal IG

Veja também

geral-24-06-ft-Divulgacao-Ibama

Servidores federais ambientais iniciam greve

cultura-24-06-ft-Cicecro-italemanha

Preparativos para a Italemanha em ritmo acelerado em Marechal Floriano

geral-24-06-ft-div-gov-es

Recurso emergencial chega a empresas afetadas pelas chuvas no Espírito Santo

brasil-24-06-ft-Reproducao-Twitter-enchente-RS

Nível do Guaíba sobe 23 cm e prefeitura emite alerta para inundações no RS

saude-24-06-ft-freepik-vacina

Saúde reforça importância da vacinação contra sarampo àqueles que vão à Olimpíada de Paris

turismo-24-06-ft-divulgacao-Rota-dos-Queijos

Rota dos Queijos em João Neiva: uma jornada de sabor e tradição

politica-24-06-STF-porte-maconha

STF retoma julgamento sobre porte de maconha para consumo

mundo-24-06-ft-reproducao-portal-ig

Médico brasileiro sobrevive à acidente que vitimou 9 pessoas na Namíbia, incluindo sua esposa