Previsão é de temporais para quase todos os estados do Brasil

Publicado em 21/11/2023 às 10:08

Compartilhe

Previsao-Meteorologica-Brasil-21-11-Inmet

Foto: Mapa Meteorológico do Brasil/ Divulgação Inmet

Uma frente fria trazendo fortes chuvas chega ao Brasil após a forte onda de calor que passou pelo país na última semana. Alguns locais do país, como Acre, Amazonas, parte de Rondônia e Mato Grosso do Sul devem se preparar para chuvas intensas. A frente fria deve durar cerca de três dias e será marcada por chuvas e temperaturas mais amenas em quase todo o país. 

No Rio de Janeiro, além do fim do “calorão”, deve chover nesta terça-feira (21). As nuvens que cobrem a capital fluminense devem provocar pancadas de chuva isoladas hoje. Já na quinta-feira (23) a temperatura volta a subir e as chuvas também devem ser menos intensas. 

Em São Paulo, a previsão é de chuva e tempo nublado. Na noite de hoje estão previstas pancadas de chuva isoladas e trovoadas na capital. É possível que ocorrências de chuva isolada durem até o fim da semana em São Paulo.

Acre, Amazonas e uma parcela de Rondônia estão em estado de “perigo” no Inmet, por conta das chuvas intensas para as próximas horas. 

Dentre as áreas que poderão ser mais afetadas estão o Vale do Acre, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense e Vale do Juruá. Segundo Inmet, pela manhã desta terça-feira, haverá chuva e ventos intensos de até 100 km/h, com risco de quedas de energia, quedas de galhos de árvores e alagamentos.

O mesmo vale para o Centro-Oeste brasileiro, que pode ter até chuva de granizo, danificando plantações. As áreas que devem ser atingidas são: a maior parte do Mato Grosso do Sul, o Centro Goiano, partes do Triângulo Mineiro, do Alto Paranaíba, do noroeste de Minas Gerais e do Centro-Sul do Mato Grosso.

Além do alerta laranja para os estados citados acima, o Inmet classificou como ‘possível perigo’ boa parte do Brasil, com maior abrangência para Tocantins, Pará, Sul do Maranhão e Sul de Minas. Nessas áreas a previsão é de ventos de até 60 km/h.

Na parte central de Pernambuco, Bahia, Sertão e Agreste sergipanos e norte de Minas o alerta é para baixa umidade, que deve ser de 30% a 20% nesta semana. A recomendação é evitar a exposição ao sol e beber bastante líquido.

Já no Sul do Brasil, a incidência de uma zona de alta pressão deve fazer as temperaturas subirem nesta terça, com possibilidades de variações entre 30°C e 32°C no Paraná, Santa Catarina e oeste do Rio Grande do Sul, nesta semana. A alta pressão inibe a formação de nuvens de chuva e vai manter o calor com umidade relativamente baixa. 

A região vem sofrendo com temporais que já deixaram 8 mortos e mais de 8 mil desabrigados.

Entretanto, já na quinta pela manhã, com a chegada de uma massa de ar frio, haverá um declínio da temperatura principalmente no Sul do Rio Grande do Sul. Na manhã de sexta-feira, há possibilidade de geada no sudoeste do RS e na região serrana com Santa Catarina.

Fonte: Portal IG

Veja também

cultura-12-04-ft-div

Fames celebra Semana da Voz com performances eruditas e populares de Jacob do Bandolim a Vivaldi

esportes-12-04-ft-div-gov-es

Remo Paralímpico do Vitória FC fatura ouro na 1ª regata de 2024

esportes-12-04-ft-divulg

Final do Capixabão 2024 será transmitida em varias emissoras neste sábado (13)

AGRO-12-04-FT-GOV-ES-DIVUL

Feira ES+Café promove imersão no universo da cafeicultura capixaba

geral-11-04-Reproducao-Banco-Central

Banco Central lança moeda de R$ 5 em comemoração ao bicentenário da constituição do pais

geral-11-04-freepik

Ifes lança editais com 1.045 vagas em cursos técnicos a distância e presencial

brasil-11-04-ft-Lenio-Cidreira-Liberdade-News

Acidente com ônibus de turismo na Bahia deixa 8 mortos e 24 feridos

mat-paga-11-04-brasil

Como Recuperar Conversas Apagadas do Instagram?