Prefeito de Marechal Floriano é cassado por unanimidade dos vereadores
Publicado em 25/09/2026 às 15:09
Texto: Julio Huber/ Foto: Fabricio Ribeiro
A Câmara Municipal de Marechal Floriano cassou, nesta sexta-feira (25), o mandato do prefeito Antônio Lidiney Gobbi. A decisão foi tomada durante uma sessão extraordinária de julgamento realizada no Plenário “Pedro Schunk”, que teve início às 8h e terminou por volta de 13h30.
Os 11 vereadores presentes votaram pela procedência das três infrações político-administrativas analisadas no processo. Em todas as votações, foram registrados 11 votos favoráveis e nenhum contrário.

Com a cassação, o vice-prefeito Paulo Lovatti Junior assume imediatamente o comando da Prefeitura. A publicação da decisão no Diário Oficial e o rito de posse devem ocorrer ainda nesta sexta-feira. A previsão é de que Junior tome posse às 17h de hoje, em uma cerimônia que será realizada na Câmara.
Antes da votação, Lidiney teve até duas horas para apresentar sua defesa oral, acompanhado dos advogados. Durante a sessão, ele negou envolvimento em irregularidades e destacou sua trajetória no serviço público.
“Eu tenho mais de 30 anos de serviço público. Nunca tive uma denúncia de desvio, nunca tive uma publicação, nunca trabalhei em licitação que tivesse qualquer problema apontado por auditor ou pelo Tribunal de Contas. E hoje, com um ano e dez meses como prefeito, estou levando a fama de desonesto”, comentou.
Durante a defesa, ele também classificou o processo como um julgamento político e administrativo. “Hoje é um julgamento político e administrativo. Isso foi falado desde o início, nas primeiras palavras da abertura: é político e administrativo. A maioria dos erros é de funcionário. Por que não se faz um processo administrativo para essas pessoas? Se está errado, que se apure”, sugeriu.
Lidiney finalizou a fala afirmando estar tranquilo diante das acusações. “Eu entrei de cabeça erguida nessa rampa e toda essa rampa eu vou descer de cabeça erguida. Muito tranquilo e com a alma limpa. Eu peço a vocês, com toda humildade, que pensem no município. Eu preciso de quatro votos e tem 11 vereadores. Vamos trabalhar juntos para que Marechal Floriano possa continuar sendo um município modelo”, pediu.
Tentativa na Justiça
A cassação ocorreu um dia após Lidiney sofrer uma nova derrota na Justiça. Na quarta-feira (23), ele entrou com um mandado de segurança na Comarca de Domingos Martins. O pedido foi negado na quinta-feira (24) pelo juiz Antônio Rodrigues Bernardo.
Ainda na quinta, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). A decisão da segunda instância saiu por volta das 22h e também foi desfavorável ao prefeito.
Durante a sessão desta sexta, a defesa apresentou os mesmos argumentos já levados à Justiça. Lidiney ainda pode recorrer da cassação. Ao final da sessão, o presidente da Câmara, Juarez José Xavier, proclamou o resultado do julgamento.
Relembre o caso
O processo contra Lidiney Gobbi começou após denúncias sobre supostas irregularidades na publicação de dispensas de licitação da Prefeitura de Marechal Floriano entre julho e outubro de 2025. A Comissão Processante da Câmara analisou o caso e aprovou um relatório apontando possíveis registros com datas retroativas.
Em fevereiro de 2026, a Câmara chegou a iniciar a sessão que analisaria a cassação, mas o julgamento foi interrompido após uma decisão judicial que suspendeu temporariamente o andamento do processo. A defesa do prefeito recorreu à Justiça em diferentes momentos para tentar impedir a continuidade da apuração.
Em setembro, o TJES autorizou a retomada do processo, permitindo que a Câmara desse sequência ao julgamento. A sessão foi marcada para 25 de setembro e terminou com a cassação de Lidiney Gobbi por unanimidade dos 11 vereadores presentes.