Pix Automático é lançado e deve beneficiar 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito

Publicado em 04/06/2025 às 16:20

Compartilhe

0d9a6121

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

O Banco Central (BC) lançou nesta terça-feira (4), em São Paulo, durante o evento Conexão Pix, a nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos: o Pix Automático. A ferramenta permitirá o agendamento de pagamentos recorrentes, como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura. A previsão é que o recurso esteja disponível nos bancos a partir de 16 de junho, inicialmente com pessoas físicas como pagadoras e empresas como recebedoras.

Segundo o presidente do BC, Gabriel Galípolo, cerca de 60 milhões de brasileiros que não possuem cartão de crédito poderão acessar uma gama maior de serviços, até então restritos. “Essas pessoas passarão a ter acesso não só aos serviços que já utilizam, mas também àqueles que exigem uma forma de contratação recorrente, como assinaturas e mensalidades”, afirmou.

O Pix Automático também trará facilidades para quem já usa cartão de crédito, como evitar o transtorno de ter que refazer assinaturas em caso de clonagem ou vencimento do cartão. “Todos já passamos por isso. Com o Pix Automático, isso será evitado”, completou Galípolo.

Inclusão e controle

De acordo com Renato Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, a nova modalidade amplia a inclusão financeira. “Hoje, para assinar um serviço de streaming, por exemplo, é preciso um cartão de crédito. Muitos consumidores são excluídos do e-commerce por não possuírem esse meio de pagamento. O Pix Automático resolve isso”, explicou.

Gomes acredita que o recurso vai revolucionar os pagamentos recorrentes, reduzir a inadimplência e melhorar o controle financeiro do consumidor.

Como funciona

O funcionamento do Pix Automático será simples. O cliente autoriza previamente o pagamento de uma conta e define regras, como o valor máximo. A empresa envia a cobrança ao banco dias antes do vencimento, que agenda o pagamento e notifica o cliente. O débito é feito automaticamente na data programada. O cliente poderá cancelar a autorização a qualquer momento e será notificado com pelo menos 10 dias de antecedência sobre cada cobrança. O cancelamento do pagamento poderá ser feito até a meia-noite do dia anterior à data de débito.

A funcionalidade será gratuita para o pagador.

Além disso, o cliente poderá optar por não utilizar o limite do cheque especial. Segundo Ricardo Mourão, chefe do Departamento de Competição do BC, essa escolha dará mais autonomia ao usuário. “Nada será feito automaticamente sem autorização”, frisou.

Regras e segurança

Para garantir segurança, o BC vai publicar nesta quarta-feira (5) uma resolução que determina que apenas empresas com mais de seis meses de existência e com nome compatível com o cadastro da Receita Federal poderão usar o Pix Automático como recebedoras.

Benefícios para empresas

Do lado das empresas, a expectativa é de redução de custos com cobrança, já que a operação não dependerá de convênios bilaterais com bancos, como ocorre no débito automático tradicional. A infraestrutura do Pix será suficiente para realizar os pagamentos.

“Atualmente, uma grande empresa precisa manter até 200 contas em diferentes bancos para oferecer débito automático. Com o Pix Automático, ela poderá concentrar tudo em uma única instituição”, explicou Renato Gomes. A medida também democratiza o acesso para pequenos negócios, como academias de bairro, que antes não conseguiam oferecer débito automático.

Fonte: Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil

Veja também

Procon ES

Procon-ES realiza Mutirão de Negociação de Dívidas com condições exclusivas a partir de segunda-feira (16)

Feira dos Municípios

Governo do Estado realiza o lançamento oficial da Feira dos Municípios 2025

saude no es

Governo inaugura novo serviço de oftalmologia e oferta de cirurgias vasculares no norte capixaba

orcamento 2026

Governo do Estado realiza Audiências Públicas para elaboração do Orçamento 2026

171930539

Rússia e China condenam ataque ao Irã; França e EUA apoiam Israel

WhatsApp Image 2025-06-12 at 14.42.35

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

feira-dos-municipios

Feira dos Municípios 2025: conheça a programação e as atrações

95

Ministério da Fazenda detalha alterações em fundos imobiliários e Fiagro