Pesquisa da Ufes expõe efeitos do uso de pesticidas na saúde de produtores do Espírito Santo

Publicado em 23/01/2025 às 08:36

Compartilhe

pesticidas ufes

Foto: Freepik

Uma pesquisa realizada pela Ufes observou que agricultores do Espírito Santo expostos a pesticidas manifestaram alterações na pressão arterial, doenças cardiovasculares e renais, abortos espontâneos e transtornos neurológicos. O resultado está no artigo Laying the groundwork: exploring pesticide exposure and genetic factors in south-eastern Brazilian farmers, publicado na revista Current Research in Toxicology, da Elsevier.

Orientada pelos professores Débora Meira e Iúri Louro, ambos do Núcleo de Genética Humana e Molecular, do Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Ufes, a pesquisa teve a participação de estudantes da Ufes e da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), além da colaboração de Stephanie Seneff, cientista sênior do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos.

RESULTADOS – O estudo contou com um total de 304 participantes com mais de 18 anos de 22 municípios das microrregiões de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim, no sul do Espírito Santo. Na região, os agricultores utilizam diversos agrotóxicos, sendo o glifosato um dos mais comuns. Dos trabalhadores entrevistados, 72,01% eram homens e 27,99% mulheres.

“Verificamos que trabalhadores agrícolas expostos a pesticidas apresentaram aumento significativo em problemas de saúde quando comparados com o grupo de controle formado por pessoas que trabalham em fazendas orgânicas. Nossa investigação se concentrou no gene CYP2C9, com a hipótese inicial de que haveria uma associação direta com o desenvolvimento de câncer em agricultores. Contudo, os resultados revelaram outras importantes correlações”, afirma a professora Débora Meira.

Foto: Revista Current Research in Toxicology 

A professora explica que o gene CYP2C9 é responsável por codificar a enzima hepática CYP2C9, que metaboliza diferentes compostos, incluindo pesticidas. Durante o estudo, foi observado que indivíduos com metabolismo normal apresentaram maior predisposição a condições como hipertensão, doenças cardiovasculares e problemas renais. Já aqueles com metabolismo intermediário mostraram uma relação significativa com transtorno de déficit de atenção e abortos espontâneos. Esses resultados indicam que os sintomas relatados pelos agricultores têm uma ligação direta com o genótipo CYP2C9.

Doenças neurológicas em evidência

Na literatura científica, o uso do glifosato tem sido associado a uma série de doenças, como obesidade, diabetes, doenças renais avançadas, Alzheimer e Parkinson. Essas conexões sugerem que o pesticida pode desempenhar um papel na emergência de doenças neurológicas, incluindo transtornos do neurodesenvolvimento, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e o autismo.

“O estudo aponta que o glifosato interfere na função cerebral e nos sistemas neurotransmissores, o que pode estar contribuindo para essas condições. Essa é uma questão alarmante, considerando que as matrículas de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) em escolas brasileiras cresceram 48% em apenas um ano, passando de 429 mil em 2022 para 636 mil em 2023”, destaca a professora.

Os pesquisadores ainda fazem um alerta importante no artigo: apesar dos esforços globais para conscientizar sobre os riscos dos agrotóxicos, o Brasil continua sendo o maior consumidor desses produtos no mundo. Esse cenário reflete níveis preocupantes de contaminação ambiental, com graves danos ao solo e à água.

Fonte: Ufes

Veja também

saude es

Sesa reúne profissionais da saúde para debater doação de órgãos no Estado

café julio huber

Coffee Connect será realizado pela primeira vez no Espírito Santo

Matriculas na eja

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa na próxima segunda-feira (21)

Aerial view of cargo ship and cargo container in harbor.

Exportações do agro capixaba mantêm solidez e ganham novos mercados no primeiro semestre de 2025

capa

Acidente com carreta mata jovem e deixa pai em estado grave na BR-262, em Domingos Martins

WhatsApp Image 2025-07-17 at 15.22.28

Feira Nater Coop e TecnoAgro 2025 destaca inovação e sustentabilidade no agronegócio capixaba

2fa9206dc0a1aac38a9fb97394a4336f_lg_original_

Senar-ES abre processo seletivo com vagas para nível médio e superior em vários municípios

{CE3EACD5-CC8C-626D-C78D-4BE32D13EAAD}

Conheça as candidatas à Rainha e Princesas da 50ª Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves