Outubro começa com frente fria e fortes rajadas de vento

Publicado em 03/10/2024 às 08:51

Compartilhe

clima tempo

foto: climatempo

A frente fria que começou avançar pelo Brasil nesta quarta-feira marca a chegada do primeiro grande sistema frontal de outubro, trazendo instabilidades e mudanças no clima em várias regiões. O sistema avança de forma lenta, gerando chuvas fortes e ventos intensos, principalmente no Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com expectativa de intensificação nos próximos dias.

Desde terça-feira, o Sul do Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul, já tem registrado chuvas significativas. Segundo o INMET, Passo Fundo teve o maior volume, com 43,6 mm nas últimas 6 horas, com chuvas moderadas a fortes. Outras cidades, como São Luiz Gonzaga (33,2 mm), Lagoa Vermelha (24,8 mm) e Vacaria (15,6 mm), também tiveram precipitações expressivas. O CEMADEN confirmou acumulados ainda maiores, com Passo Fundo chegando a 55,4 mm e Ijuí com 46,4 mm, destacando o potencial de alagamentos e enxurradas.

Além da chuva, o contraste entre o ar quente do centro do Brasil e o ar frio trazido pela frente fria está gerando ventos intensos, com rajadas de até 91 km/h em Passo Fundo, o que pode causar quedas de árvores e interrupções nos serviços. Rajadas fortes também foram registradas em Santo Augusto (65 km/h), Cruz Alta (63 km/h) e São Luiz Gonzaga (52 km/h), representando riscos para a rotina local.

O sistema deverá continuar avançando lentamente, afetando áreas do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina com chuvas intensas e ventos fortes, que podem chegar a 70 km/h em regiões costeiras. Nos próximos dias, a frente fria trará instabilidades para Mato Grosso do Sul e São Paulo, com alerta para temporais, especialmente na faixa leste paulista, onde ventos podem superar 50 km/h.

Fonte: Climatempo

Veja também

cacau capixaba

Chocolate capixaba ganha espaço na Páscoa e valoriza produção de cacau no ES

vacinacao

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS

mineracao mais sustentavel

Mineração mais sustentável e energias limpas ganham impulso no Espírito Santo

portal-MF

Secretaria de Agricultura de Marechal Floriano oferece novos serviços

torta capixaba

Quantas tortas capixabas o Espírito Santo pode produzir?

festa da penha

Festa da Penha 2025: a mais tradicional manifestação religiosa do Espírito Santo terá início neste domingo (20)

reunião semobi e setur foto Tayson Felix

Governo apresenta projeto do Aeroporto Regional das Montanhas Capixabas à comunidade de Alto Caxixe

WhatsApp-Image-2025-04-17-at-10.53.21-(2)

Governo do Estado anuncia nova forma de pagamento no Aquaviário e viagens extras durante a Festa da Penha