O que fazer para ganhar músculos? A chave pode estar na sua dieta

Publicado em 24/03/2025 às 08:00

Compartilhe

2148262174

Foto: Freepik

Quando você pensa em ganhar massa muscular, provavelmente imagina levantar pesos ​​e malhar muito na academia. Mas o que você come é tão importante quanto a maneira como você treina. A dieta tem um papel fundamental no desenvolvimento muscular e comer os alimentos certos pode fazer uma grande diferença nos seus resultados.

O processo de construção de massa muscular, também conhecido como hipertrofia, é o objetivo principal do treinamento de resistência. Para aumentar a massa muscular, o treino diário, combinado com bom descanso e nutrição, geralmente são suficientes para que o corpo atinja seu potencial máximo. No entanto, muitas vezes é preciso incluir suplementos nutricionais para alcançar determinados objetivos.

Os suplementos nutricionais, tomados nas doses corretas, desempenham um papel fundamental para alcançar melhores resultados. Medidas como tomar o Ligandrol Androtech, por exemplo, podem ajudar a evitar o desgaste muscular, aumentar a força e os níveis de energia. Este composto também ajuda na redução da gordura corporal e no aumento da massa muscular magra.

Quais são os melhores alimentos?

Especialistas recomendam incluir alimentos ricos em proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis ​​em sua dieta. Leve a lista abaixo ao supermercado e compre alimentos que ajudarão você a construir músculos, aumentar a força e melhorar sua saúde.

Frango

Especialmente o peito de frango é o alimento favorito de fisiculturistas e atletas. É uma fonte magra de proteína que ajuda a reparar os músculos após um treino intenso. Cada 100 g de peito de frango cozido contém cerca de 31 g de proteína de alta qualidade. O frango é benéfico para ganhar massa muscular devido ao seu alto teor de proteína magra, baixo teor de gordura e carboidratos, e facilidade de preparo combinado com outros alimentos.

Ovos

Os ovos são essenciais na dieta de quem quer ganhar músculos. Eles contêm proteínas de alta qualidade, gorduras saudáveis ​​e vitaminas e minerais essenciais, como a vitamina D e a colina. A gema do ovo é rica em nutrientes e desempenha um papel importante na produção de hormônios como a testosterona.

Peixes

Principalmente o salmão e atum são excelentes fontes de proteína e ácidos graxos ômega-3. Esses ácidos graxos têm propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na recuperação muscular e melhoram a síntese de proteínas no organismo. Além disso, são uma fonte rica de gorduras saudáveis, que fornecem energia durante treinos intensos. Incluir peixe na dieta é essencial também para melhorar a saúde cardiovascular.

Carne vermelha

Carnes magras, como bife e lombo suíno, são alimentos nutricionalmente densos para quem busca ganhar massa muscular. Além do alto teor de proteína, a carne vermelha é uma excelente fonte de ferro, zinco e creatina, todos essenciais para o crescimento muscular. Os cortes magros garantem um bom equilíbrio entre proteína e gordura.

Quinoa

A quinoa é um grão complexo, com características semelhantes às dos cereais e que contém todos os aminoácidos essenciais, o que a torna uma proteína completa e uma excelente escolha para vegetarianos e veganos. Além do seu conteúdo proteico, é rica em carboidratos complexos que fornecem energia para seus treinos. Também não contém glúten e é fácil de digerir.

Castanhas

Nozes, amêndoas, amendoim e outras castanhas são snacks ideais para ganhar massa muscular. Elas são ricas em gorduras saudáveis, proteínas e fibras, o que as torna perfeitas para manter a saciedade e promover o crescimento muscular.

Batata-doce

A famosa batata doce que acompanha o frango é uma excelente fonte de carboidratos complexos, essenciais para manter altos níveis de energia durante os treinos. Além disso, é rica em vitaminas e minerais, como potássio e vitamina A. A batata doce é benéfica também por fornecer energia sustentada, ser rica em antioxidantes e ter um índice glicêmico moderado, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Produtos lácteos

Leite, iogurte e queijo contêm uma combinação de proteínas e carboidratos que auxiliam na recuperação muscular e fornecem energia. A caseína, uma proteína de absorção lenta encontrada em produtos lácteos, é ideal para manter os músculos nutridos durante a noite. Os laticínios são benéficos também por serem alimentos de absorção rápida e ao mesmo tempo gradual, e contêm cálcio, que promove a saúde óssea, além de oferecerem uma variedade alimentar.

Arroz integral

Os grãos integrais, especialmente o arroz integral, é um carboidrato complexo que ajuda a repor os estoques de glicogênio após o treino, fornecendo energia sustentada para o exercício. Também é rico em fibras e nutrientes essenciais, como magnésio. Incluir arroz integral na sua dieta facilita a combinação com diferentes proteínas.

Soja

Apenas meia xícara de soja cozida contém 16 g de proteína, gorduras insaturadas saudáveis ​​e diversas vitaminas e minerais. A soja é uma fonte particularmente boa de vitamina K, ferro e fósforo. O ferro é usado para armazenar e transportar oxigênio no sangue e nos músculos.

Leguminosas

As leguminosas são uma excelente fonte de proteína vegetal, fibras e carboidratos complexos. Este grupo de alimentos é ideal para quem busca uma opção mais saudável e sustentável para ganhar massa muscular. Além disso, seu teor de fibras ajuda a melhorar a digestão e a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Espinafre

O espinafre é um combustível fantástico para o desenvolvimento muscular porque contém ferro e nitratos para promover o crescimento dos músculos. Esses nitratos também ajudam a regular a pressão arterial, as defesas imunológicas e o metabolismo celular.

Azeite de oliva

O azeite de oliva é uma das gorduras mais saudáveis ​​porque reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea e aumenta os níveis de colesterol bom (HDL). Além de contribuir para uma melhor saúde cardiovascular, também promove o fluxo sanguíneo para os músculos, o que é essencial para o aumento da massa muscular.

Incluir na dieta os melhores alimentos para aumentar a massa muscular significa também comê-los na quantidade certa.

O que você deve evitar
– Açúcares adicionados;
– Alimentos processados, como batatas fritas;
– Bebidas açucaradas;
– Álcool.

Lembrando sempre que para incluir suplementos nutricionais à sua dieta é aconselhável consultar um médico ou nutricionista. Se você acha que os suplementos podem fornecer uma maneira conveniente de ganhar músculos, é hora de pensar em ter as melhores vantagens também ao comprá-los. Os melhores marketplaces do Brasil oferecem ofertas imperdíveis ao consumidor em várias épocas do ano. Basta ficar de olho para economizar muito em suplementos da melhor qualidade!

Veja também

coluna-vida-saudavel

Vacinas contra o câncer: uma nova fronteira na prevenção e tratamento da doença

mc_previdencia_socialsantos_fc2108200888

Descontos não autorizados em benefícios do INSS geram crise na Previdência

corpo_48543_FestadaPenhaMonicaOliveira1

Festa da Penha: missa de encerramento reúne 250 mil pessoas

WhatsApp-Image-2025-04-29-at-09.20.09

Corpo de Bombeiros e Polícia Científica recebem novas viaturas

Samantha

Santa Teresa vira palco do blues com nova atração no Santa Jazz

f97df23e-6cfa-4f41-bd80-16dde7455cfe

Governo lança 2º Leilão Eco Invest para recuperar terras degradadas e impulsionar agricultura sustentável

Marcel-Carone- coluna diversidade

Desafios da Inclusão de Pessoas com Deficiência no Espírito Santo

BPMA em Pedra azul

BPMA inaugura a sua 5ª companhia na região das montanhas capixabas