Novo caso suspeita de febre maculosa também esteve em show na fazenda

Publicado em 15/06/2023 às 10:02

Compartilhe

feijoadadorosa

Foto: Reprodução / Instagram @feijoadadorosa

Um quinto possível caso de febre maculosa está sendo investigado na região de Campinas, em São Paulo. Segundo a prefeitura, trata-se de uma mulher de 38 anos que está internada na rede privada, com sintomas que começaram no dia último dia 10, mas ela ainda aguardo o resultado do exame laboratorial. Ela foi a um show na Fazenda Santa Margarida, mesmo lugar em que as três vítimas confirmadas da doença estiveram.

Ela foi a um show do cantor Seu Jorge no dia 3 de junho, que ocorreu na mesma fazenda. Além dos  três óbitos confirmados pela doença, a morte de uma adolescente de 16 anos que também esteve no local ainda é investigada por suspeita da doença.

O  Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, confirmou três óbitos na terça-feira (13). Mais tarde, a Secretaria de Saúde de Campinas relatou um quarto óbito com suspeita de febre maculosa, mas este ainda é investigado pelo instituto.

As primeiras vítimas foram um casal de namorados, uma mulher de 36 anos e um homem de 42 anos. Depois, foi  confirmada a morte de outra mulher, de 28 anos, pela doença.

O que diz a Fazenda Santa Margarida

Em comunicado publicado nas redes sociais, a Fazenda Santa Margarida lamentou as mortes em decorrência da febre maculosa e disse que “sempre agiu e age de acordo com todas as normas e exigências legais relacionadas à vigilância sanitária, bem como mantém um rigoroso processo de manutenção e cuidados em relação ao espaço e sua conservação”.

O estabelecimento ainda afirmou que “nos dias 12 e 13 de junho de 2023, a Prefeitura de Campinas, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, esteve em nossas dependências para realizar a análise do local e sugerir medidas que visam ajudar o Município a diminuir a incidência da febre maculosa e a orientar os frequentadores do local sobre os cuidados que devem ter em relação ao processo de contaminação, além de informar áreas de risco por meio de placas de sinalização”.

“A Fazenda está trabalhando num plano de ação e deverá apresentar aos órgãos competentes ainda essa semana”, acrescentou a nota, dizendo que toda a documentação do local está “em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e as exigências legais, incluindo a Prefeitura Municipal de Campinas”.

“A Fazenda Santa Margarida se coloca à disposição das autoridades competentes para qualquer auxílio necessário na investigação desse triste acontecimento”, afirmou a Fazenda, que está sob administração do Grupo Vidotti.

Fonte: Portal IG

Veja também

Mulher-cai-no-rio

Mulher cai no rio Jucu após ouvir chamado de amiga falecida em Marechal Floriano

CRAS-DM

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Ultimos-dias-para-inscricao-de-trabalhos-cientificos-academicos-na-Favesu-2024

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

silvicultura

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf-1

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados