Nível do Guaíba sobe 23 cm e prefeitura emite alerta para inundações no RS

Publicado em 24/06/2024 às 11:55

Compartilhe

brasil-24-06-ft-Reproducao-Twitter-enchente-RS

Foto: Reprodução Twitter

O  nível do lago Guaíba subiu 23 centímetros nas últimas 11 horas, o que fez com que a prefeitura de Guaíba emitisse um alerta de risco para inundações em áreas de risco. A região tem clima instável desde o final de semana. 

“A Defesa Civil de Guaíba orienta a todos que se encontram em áreas de risco, nas margens do lago, que busquem um local seguro ou dirijam-se ao abrigo municipal do Ginásio do Coelhão”, disse o órgão em nota.

Segundo informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o último registro ocorreu às 5h15, quando o lago estava em 3,41 metros. Esse nível começou a aumentar às 18h15, quando estava em 3,18 metros.

De acordo com a prefeitura de Guaíba, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre,  a cheia ocorreu devido à incidência de ventos nas direções Sul e Sudeste, o que represa a água do lago. O fenômeno deve continuar pelo menos até terça-feira (25).

Tempo no RS

A última semana de junho no mês de junho no Rio Grande do Sul deve ser de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo , segundo avisos meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Na segunda-feira (24), as chuvas serão mais fortes nas regiões noroeste, norte e serra, segundo a Climatempo. A previsão é de temporais e precipitação volumosa, com risco de transtornos significativos.

Já a parte oeste, campanha e sul do estado terão mais a presença do sol, apesar da variação de nuvens.

Na terça-feira (25), a campanha gaúcha ter geada e temperaturas em torno de 4 °C em Bagé. Nas Missões, a previsão é de pancadas de chuva a qualquer hora. 

Já na quarta-feira (26), uma nova área de baixa pressão junto a uma frente fria devem levar chuva para grande parte do Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira (27), está prevista uma queda acentuada das temperaturas no estado do Rio Grande do Sul devido à retirada da frente fria em direção ao sudeste, permitindo a entrada de uma nova massa de ar frio de origem polar sobre o sul do Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) adverte para a queda das temperaturas em todo o estado até terça-feira (25). No norte do Rio Grande do Sul, a diminuição pode variar entre 3ºC e 5ºC. Na região sul, a previsão é de uma queda superior a 5ºC.

Fonte: Portal IG

Veja também

geral-15-07-ft-Renan-Louzada-incendio-pedra-azul

Incêndio em Pedra Azul é combatido por equipes dos bombeiros

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02